Problemas do Nordeste e da Amazônia serão debatidos em subcomissões da CDR
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) decidiu criar duas subcomissões permanentes para debater as questões do desenvolvimento da Amazônia e do Nordeste. Os requerimentos foram aprovados nesta quarta-feira (2), na primeira reunião deliberativa do ano. Os nomes dos parlamentares que vão compor cada um dos colegiados vão ser definidos nos próximos dias.
No requerimento em que sugeriu a criação da Subcomissão da Amazônia, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirma que a colegiado poderá abordar de maneira profunda e específica a Amazônia brasileira, em especial o desenvolvimento sustentável e investimentos para dinamizar o turismo. Na reunião, ela acrescentou que a intenção é estimular resultados práticos.
- A função não será apenas fazer debates, mas atuar para que as coisas aconteçam - destacou.
O requerimento para a criação da Subcomissão do Nordeste foi apresentado pelo senador Wellington Dias (PT-PI). Na reunião, ele destacou que a intenção é tratar a questão regional ao lado do Fórum dos Governadores do Nordeste, da bancada nordestina na Câmara dos Deputados e também junto às entidades empresariais e dos trabalhadores.
Além dos desequilíbrios estruturais da região, ele disse que há uma ampla relação de temas de interesse comum entre os estados nordestinos que pode ser trazida a debate na subcomissão. Entre outros pontos, citou os entraves ao desenvolvimento da aviação regional e a demanda por investimentos em infraestrutura.
- Assim como na Região Norte, o Nordeste ainda enfrenta grandes desafios - comentou.
Reunião
Ficou decidido ainda que a reunião semanal da CDR continuará às quartas-feiras, mas transferida de horário. A partir de agora, irá começar às 14h, como previsto no Regimento Interno. O presidente do colegiado, senador Benedito de Lira (PP-AL), também avaliou a necessidade de uma sala de reuniões específica para a CDR. Membro do colegiado, o atual 1º secretário do Senado, Cícero Lucena (PSDB-PB), adiantou que nesse momento está sendo feito estudo geral de ocupação dos espaços do Senado.
Pesar
A senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), que também integra a comissão, recebeu dos colegas palavras de pesar pela recente perda do marido, o ex-senador Octávio Cardoso. O presidente do colegiado disse que a colega saberia sobrepujar o momento difícil e também assumir a missão de levar adiante seu trabalho e o legado do falecido esposo.02/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Criação de subcomissões para debater Amazônia e Nordeste está na pauta da CDR
Problemas na Lei de Incentivo à Cultura são debatidos na Assembléia
Problemas de saúde em Passo Fundo são debatidos na CCDH
Terrenos de Marinha serão debatidos na CCJ
Mecanismos de democracia participativa serão debatidos na CCJ
Impactos dos agrotóxicos serão debatidos em audiência pública