Procon orienta clientes durante greve de bancários
Consumidor deve ser informado sobre outras formas e locais para pagamentos de boletos ou faturas
Os bancários iniciaram greve por tempo indeterminado a partir desta terça, 18, em todo o território nacional. A Fundação Procon informa aos consumidores que a paralisação não exclui a obrigação de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança, mas, para isso, a empresa credora deve oferecer outras formas e locais para a efetuação dos pagamentos.
Segundo o diretor executivo do Procon, Paulo Arthur Góes, a greve é um risco previsto nas atividades de uma instituição financeira, portanto, ela é responsável por possíveis prejuízos causados ao consumidor com a paralisação.
Para não ser cobrado de eventuais encargos e evitar que seu nome seja enviado aos serviços de proteção ao crédito, o Procon recomenda que o consumidor entre em contato com a empresa e peça outras opções de forma de pagamento. Pode ser pela internet, na sede da empresa, casas lotéricas, ou com o código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos.
É importante documentar esse pedido, por meio de e-mail ou anotando o número de protocolo de atendimento, por exemplo. Caso o fornecedor não atenda a tentativa de quitar o débito, essas provas vão ajudar o consumidor na hora de uma reclamação ao Procon. O órgão de defesa pede para não adquirir, sem conhecer em detalhes, pacote de serviços oferecidos por bancos, voltados a facilitar a quitação dos débitos durante a greve.
Do Portal do Governo do Estado
09/18/2012
Artigos Relacionados
Procon-SP orienta consumidor durante a greve de bancários
Blog do Procon orienta sobre serviços bancários
Clientes bancários fogem da caderneta de poupança pelo segundo mês consecutivo
Caixa amplia horário de atendimento aos clientes após fim da greve até dia 28
CAS debaterá greve dos bancários com Berzoini
CAS debate a greve dos bancários na quarta