Procon orienta clientes durante greve de bancários



Consumidor deve ser informado sobre outras formas e locais para pagamentos de boletos ou faturas

Os bancários iniciaram greve por tempo indeterminado a partir desta terça, 18, em todo o território nacional. A Fundação Procon informa aos consumidores que a paralisação não exclui a obrigação de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança, mas, para isso, a empresa credora deve oferecer outras formas e locais para a efetuação dos pagamentos.

Segundo o diretor executivo do Procon, Paulo Arthur Góes, a greve é um risco previsto nas atividades de uma instituição financeira, portanto, ela é responsável por possíveis prejuízos causados ao consumidor com a paralisação.

Para não ser cobrado de eventuais encargos e evitar que seu nome seja enviado aos serviços de proteção ao crédito, o Procon recomenda que o consumidor entre em contato com a empresa e peça outras opções de forma de pagamento. Pode ser pela internet, na sede da empresa, casas lotéricas, ou com o código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos.

É importante documentar esse pedido, por meio de e-mail ou anotando o número de protocolo de atendimento, por exemplo. Caso o fornecedor não atenda a tentativa de quitar o débito, essas provas vão ajudar o consumidor na hora de uma reclamação ao Procon. O órgão de defesa pede para não adquirir, sem conhecer em detalhes, pacote de serviços oferecidos por bancos, voltados a facilitar a quitação dos débitos durante a greve.

Do Portal do Governo do Estado



09/18/2012


Artigos Relacionados


Procon-SP orienta consumidor durante a greve de bancários

Blog do Procon orienta sobre serviços bancários

Clientes bancários fogem da caderneta de poupança pelo segundo mês consecutivo

Caixa amplia horário de atendimento aos clientes após fim da greve até dia 28

CAS debaterá greve dos bancários com Berzoini

CAS debate a greve dos bancários na quarta