CAS debaterá greve dos bancários com Berzoini
A greve dos bancários será discutida em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta quarta-feira (20), às 11h. Participarão da reunião o ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, o presidente da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Márcio Artur Laurelli Cypriano, e o presidente da Confederação Nacional dos Bancários (CNB), Wagner Freitas.
A greve dos bancários foi suspensa na sexta-feira (15), tendo os bancos ficado com os serviços paralisados por 30 dias. Os bancários pretendem retomar as negociações e querem aumento de 19%. Inicialmente pediam 25%. Os banqueiros, por sua vez, ofereceram reajuste de 8,5% e abono de R$ 30 para quem ganha até R$ 1.500. A audiência pública será realizada a pedido dos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Lúcia Vânia (PSDB-GO).
Votações
À tarde, a CAS realiza uma segunda reunião, logo após as votações do Plenário (Ordem do Dia). Nessa reunião, haverá votação de projetos, entre os quais o recebeu parecer favorável do senador Ney Suassuna (PMDB-PB) e tem como autor o então senador Carlos Bezerra. O projeto torna nulos acordos e convenções que permitem desconto no salário de valores relativos a cheques sem fundo. A decisão é terminativa e, caso aprovado, o projeto segue direto para exame da Câmara dos Deputados. O projeto (PLS 190/02) só será examinado no Plenário do Senado se houver pedido específico de nove senadores.
Outra matéria que poderá ser votada pela CAS nessa reunião é o projeto (PLS 77/03) com parecer favorável do senador Mão Santa (PMDB-PI), em forma de substitutivo, que torna obrigatória a presença de psicólogo hospitalar em serviços de saúde pública e privada. O projeto do senador João Alberto Souza (PMDB-MA) pretende preservar a saúde emocional das pessoas que se tratam nesses locais. A matéria também tramita em caráter terminativo.
18/10/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim diz a Berzoini que Senado também debaterá Previdência
CAS debate a greve dos bancários na quarta
Procon-SP orienta consumidor durante a greve de bancários
Procon orienta clientes durante greve de bancários
Ana Júlia confia no "compromisso cívico" dos bancários em greve
Fies prorroga validade de documentos por conta da greve dos bancários