Procon-SP orienta consumidor durante a greve de bancários



Fundação dá dicas para quem precisa efetuar pagamentos no período da paralisação

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A Fundação do Procon-SP divulgou nesta quinta-feira, 19, uma série de orientações para que os consumidores não se prejudiquem durante a greve dos funcionários dos bancos.

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Confira abaixo os procedimentos indicados pelo órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania:

- A greve não afasta a obrigação do consumidor de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança, mas a obrigação da empresa credora é oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados.

- Para não ser cobrado de eventuais encargos e, ainda, para que seu nome não seja enviado aos serviços de proteção ao crédito, o consumidor deve entrar em contato com a empresa e pedir opções de formas e locais para pagamento, como internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, dentre outros.

- O consumidor deve documentar esse pedido (enviar e-mail ou anotar o número de protocolo de atendimento, por exemplo), para que, caso o fornecedor não atenda a tentativa de quitar o débito, possa reclamar ao Procon-SP.

- O consumidor não deve adquirir, sem conhecer em detalhes, pacote de serviços oferecidos por bancos, com o intuito de facilitar a quitação dos débitos durante a greve.

- Como a greve é um risco previsto nas atividades de uma instituição financeira, ela é responsável por possíveis prejuízos causados ao consumidor com a paralisação.

- O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação. Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.

Contato com a Fundação Procon:

Telefones: 151 (só para a capital), 0800-772-3633 ou (11) 3824-0717 (fax).

Unidades: Sé (Praça do Carmo, S/N, Centro, São Paulo-SP), Santo Amaro (Rua Amador Bueno, 176/258, São Paulo -SP), Itaquera (Av. do Contorno, S/N, Itaquera, São Paulo-SP) ou postos dos Poupatempo (sujeito a agendamento e distribuição de senha).
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h.

Postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila:
De segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. (CIC Imigrantes com atendimento às quartas-feiras, das 9h às 15h)

Correspondência: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP (reclamações por carta)

www.procon.sp.gov.br

Do Portal do Governo do Estado

 



09/19/2013


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