Prodasen comemora 40 anos com homenagem a diretores e servidores
A Secretaria Especial de Informática do Senado (Prodasen) comemorou nesta quarta-feira (17) seus 40 anos de criação, com homenagens a servidores e a inauguração da galeria de diretores. A solenidade contou com a presença dos senadores Anibal Diniz (PT-AC), 1º vice-presidente da Casa, e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), além da diretora-geral, Doris Peixoto; da secretária-geral da Mesa, Claudia Lyra, e do diretor do Prodasen, Afrânio Fernandes.
Durante a comemoração, foi apresentado um vídeo institucional sobre a história do Prodasen, desde a crianção do primeiro banco de dados de grande porte para o Legislativo, em 1972, até a construção dos novos portais de acesso a informações públicas, como o Portal da Copa, o da Transparência e o Dados Abertos.
Outros momentos importantes da Secretaria de Informática foram o apoio à Assembleia Nacional Constituinte (1986-87), a criação do Interlegis, que integra as diversas casas legislativas, e a inauguração do LexML, que reúne toda a legislação brasileira.
- Na era da informação em que vivemos, seria inimaginável o pleno funcionamento dos órgãos federados sem a existência do Prodasen – declarou o primeiro vice-presidente do Senado, o Anibal Diniz.
- Os serviços oferecidos pelo Prodasen são múltiplos, são essenciais, não só para o exercício do mandato parlamentar mas também à transparência que a população cobra – acrescentou o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).
A secretária-geral da Mesa, Claudia Lyra, a diretora-geral do Senado, Doris Peixoto, e o diretor do Prodasen, Afrânio Fernandes destacaram o trabalho dos servidores. Claudia Lyra lembrou também a participação do senador José Sarney na criação e no apoio ao Prodasen e o papel ativo do setor para a modernização dos processos de trabalho do Senado.
Doris Peixoto, ressaltou a necessidade de planejar o futuro do órgão. Já o diretor do Prodasen afirmou que a essência da secretaria são as pessoas, responsáveis pelos “produtos de excelência”, lembrou os casos de sucesso mas reconheceu que a história foi feita de “altos e baixos” e que, os fracassos servem para o aprendizado. O diretor defendeu o investimento em tecnologia da informação que, segundo ele, resulta em economia de recursos.
17/10/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Diretores e ex-diretores do Prodasen não sabem se painel pode ser violado
Prodasen comemora 32 anos
Prodasen comemora 31 anos de fundação
Prodasen comemora seus 39 anos de criação
Senado comemora os 35 anos de criação do Prodasen
Prodasen comemora 30 anos e homenageia funcionários