Casildo Maldaner defende redução de carga tributária para crescimento industrial



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) chamou atenção para a realização, na noite desta quarta-feira (5), do Fórum Parlamentar Catarinense. O fórum, formado pelos três senadores catarinenses e 16 deputados federais, reunirá empresários da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), que darão aos políticos um panorama do desenvolvimento industrial no estado, apresentarão perspectivas para 2013 e ainda levarão demandas de diferentes setores.

- Esta aproximação de empresários com a política é de vital importância para que sejam alcançados objetivos comuns de crescimento. A indústria tem papel relevante na economia nacional, mas tem enfrentado um cenário difícil - avaliou o senador, em discurso no Plenário.

Apesar do quadro, Casildo afirmou que os industriais estão otimistas, conforme indicativo da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Entretanto, o parlamentar advertiu que o crescimento do setor vai depender da redução dos custos de produção e da elevação da produtividade.

O senador alertou para a colocação do Brasil no 37º lugar em ranking de competitividade com 43 países elaborado pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). Segundo ele, para a classificação dos países, foram reunidas mais de 50 mil informações sobre oito fatores considerados determinantes: economia doméstica, abertura, governo, capital, infraestrutura, tecnologia, produtividade e capital humano.

Casildo apontou a carência de infraestrutura e a alta carga tributária como dois dos grandes entraves ao desenvolvimento industrial brasileiro, visto que elevam consideravelmente os custos de produção.

- O governo tem feito esforços para redução dos tributos, apesar de serem pontuais e localizados. Uma reforma tributária ampla deve ser baseada em três eixos: reduzir, simplificar e distribuir - afirmou.

O senador acrescentou que a carga tributária atual brasileira, correspondente a cerca de 35% do Produto Interno Bruto (PIB), sacrifica produtores e consumidores de todas as áreas da economia.



05/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carga de tributos teve crescimento recorde em 2010, diz Casildo Maldaner ao defender urgência da reforma tributária

Casildo Maldaner defende investimento em infraestrutura e reforma tributária para alcançar crescimento

Casildo Maldaner defende 'ampla reforma tributária'

Casildo Maldaner defende ampla reforma tributária

Casildo Maldaner defende pacto federativo e reforma tributária

Flexa Ribeiro defende redução da carga tributária