Produtores de dendê se reúnem em conferência no Pará



Nos dias 25 e 26 de agosto, a cidade de Belém (PA) sedia a 2ª Conferência Latino-Americana da Roundtable on Sustainable Palm Oil (Mesa-Redonda do Óleo de Palma Sustentável). O óleo de palma, conhecido no Brasil como dendê, é o mais produzido e consumido no mundo pelas indústrias alimentícias, cosméticas e produtoras de biocombustíveis. O evento conta com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.



O objetivo do encontro é discutir a expansão sustentável da cultura, e para tanto, serão mostradas experiências internacionais com plantio, produção e comercialização do óleo de palma. O Brasil vai apresentar sua experiência com a produção sustentável da cultura, que orienta o cultivo na região Amazônica, fomenta o uso de novas tecnologias e concede linhas de crédito rural para incentivo. A programação do encontro inclui visitas técnicas às plantações no interior do Pará.



Fundada em 2004, a Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO, sigla em inglês) promove a sustentabilidade da produção do óleo de palma por meio de regulamentação. A entidade reúne 336 sócios ordinários de 37 países. Mais de 40 associados mantêm negócios diretos ou indiretos com o Brasil. A instituição já certificou 315.628 hectares de plantações, com produção anual de 1,58 milhão de toneladas de óleo.

Fonte:
Ministério da Agricultura

 



20/08/2010 16:55


Artigos Relacionados


Produtores de café se reunem para discutir sobre ações no setor

Produtores de carne bovina se reúnem em Brasília para discutir redução de CO2

Agricultura: Pesquisadores e produtores de frutas se reúnem para definir projetos

Luiz Otávio pede recursos para a cultura do dendê

Ministério orienta plantio de palma de óleo dendê para evitar perdas

Ministério define regras para importação de mudas de dendê da Costa Rica