Luiz Otávio pede recursos para a cultura do dendê
Luiz Otávio informou que o Seminário Internacional Agronegócio do Dendê: Uma Alternativa Social, Econômica e Ambiental para o Desenvolvimento da Amazônia, ocorrido em outubro do ano passado, buscou identificar fatores que restringem o desenvolvimento do setor e possíveis soluções a fim de promovê-lo como sistema sustentável capaz de gerar renda e emprego.
Os participantes do seminário, disse o senador, consideram que boa parte dos empecilhos enfrentados pelos dendeicultores tem origem política. Para ele, os estímulos financeiros governamentais não são suficientes para alavancar uma produção condizente com as condições climáticas.
Entre as conclusões do seminário, Luiz Otávio destacou a necessidade de implementação de um programa de cooperação técnica internacional dirigido à pesquisa e à troca de tecnologia nos negócios do setor.
O senador registrou outras sugestões resultantes do encontro, como a criação de um programa específico de incentivo ao desenvolvimento da cultura do dendê no âmbito do governo federal com o estabelecimento de linhas de crédito compatíveis, além de um extensivo programa de capacitação técnica em todos os níveis de ensino.
Luiz Otávio lamentou que embora o clima tropical úmido do Brasil seja propício ao desenvolvimento do dendezeiro, o país tenha apenas 50 mil hectares de plantio do dendê e produção inexpressiva no mercado mundial, ocupando o 13º lugar entre os produtores mundiais.
10/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Luiz Otávio defende cultura do dendê como atividade de reflorestamento
LUIZ OTÁVIO PEDE RECURSOS PARA TRANSAMAZÔNICA
Luiz Otávio elogia apoio do governo à Varig e pede ao ministro da Saúde recursos para sanemento no Pará
Luiz Otávio diz que Pará é discriminado na distribuição de recursos do orçamento
LUIZ OTÁVIO COBRA MAIS RECURSOS PARA ECLUSAS DE TUCURUÍ
LUIZ OTÁVIO QUER CONTRAPARTIDA DA ANA PARA REGIÕES RICAS EM RECURSOS HÍDRICOS