Produtores de leite denunciam prática ilegal de indústria



Produtores de leite da Metade Sul do Estado denunciaram hoje (15/03), durante audiência pública da CPI do Leite em Pelotas, que uma grande indústria do setor está agindo ilegalmente para pressionar agricultores a deixarem de trabalhar para a cooperativa Danby, uma das maiores da região, e se tornarem seus fornecedores exclusivos. Os depoentes disseram que a indústria oferece um pagamento maior do que a cooperativa, porém, paga a diferença sem emitir nota fiscal.
O presidente da CPI, deputado Vilson Covatti, classificou esta prática como inaceitável, e adiantou que irá aprofundar as investigações sobre o tema. “A indústria está agindo de forma ilegal, com o único objetivo de tirar o produtor de onde ele ganha mais. Isto é abuso do poder econômico.”, afirmou.
O parlamentar acrescentou que os produtores da região reclamaram do baixo preço pago pelo litro de leite, assim como na primeira audiência pública, realizada em Teutônia.
Também participam da audiência o deputado Federal Fetter Júnior (PPB) e os deputados estaduais Adilson Troca(PSDB), Cecília Hypólito (PT) e Érico Ribeiro (PPB).


Concorrência desleal

Após a reunião, Covatti visitou a cooperativa Cosulat, que consegue pagar em média R$ 0,31 por litro aos pequenos produtores. Segundo o deputado, este valor só não é maior porque as grandes indústrias não permitem. “As empresas chegam ao ponto de ameaçar as cooperativas que ultrapassarem determinado patamar de preço. Estamos diante de uma concorrência desleal e monopolista”, arrematou.



03/15/2002


Artigos Relacionados


Indústria deverá informar preço pago pelo leite aos produtores antes da entrega

PRODUTORES DENUNCIAM A ACM VIOLÊNCIA NO CAMPO

Fiscais autuam 17 produtores por uso de agrotóxico ilegal no Paraná

Programa incentiva o desenvolvimento dos produtores de leite

OTONIEL: PRODUTORES DE LEITE SÃO CONTRA IMPORTAÇÕES

Ministro acata reivindicações de produtores de leite