Produtores rurais prejudicados por secas e enchentes ganham mais prazo para negociar dívidas



O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou alterações nas condições para pagamento de dívidas de produtores rurais que tiveram perda de renda em função da estiagem na região Nordeste do País e da cheia, na região Norte. De acordo com as novas regras, aprovadas na sexta-feira (13), os agricultores dos municípios em situação de emergência, reconhecida pelo governo federal, poderão prorrogar o pagamento de empréstimos de custeio e investimento, a vencer ou vencidas, até 2 de janeiro de 2013.

“Estamos atentos às necessidades dos agricultores atingidos pela estiagem e também pelas cheias. Essa medida vai dar fôlego aos produtores rurais para que possam se reestruturar”, destacou o secretário de Política Agrícola do ministério, Caio Rocha. Também foi aprovado voto que autoriza a renegociação das operações de crédito rural no âmbito do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) para os agricultores que tiveram prejuízos em decorrência da estiagem.

A resolução aprovada pelo CMN descreve os critérios de acesso à nova medida, que atende aos produtores segundo situação individual, independente se há ou não algum tipo de seguro agropecuário. Os que não possuem seguro podem prorrogar o pagamento de financiamento para investimento por até um ano, após o pagamento da última parcela. No caso de custeio, o prazo sobe para até cinco anos. Nesse caso, a renegociação só é válida para as parcelas vencidas ou a vencer entre 1º de fevereiro de 2012 e 1º de janeiro de 2013.

 

Fonte:
Ministério da Agricultura



16/04/2012 17:25


Artigos Relacionados


Produtores de arroz e suínos terão prazo maior para quitar dívidas rurais

CRA discute dívidas de agricultores afetados por secas e enchentes

Produtores rurais do Rio terão bolsa verde para negociar ativos ambientais

Petecão pede ajuda para produtores rurais afetados por enchentes no Acre

Eduardo Amorim defende repactuação de dívidas de produtores prejudicados pela seca em Sergipe

Produtores rurais ganham linha de crédito