Produtos típicos de Festa Junina são reprovados pelo Ipem



Foram encontradas irregularidades em mais de 60% dos produtos avaliados

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) e a Fundação Procon-SP realizaram a "Operação Pulando a Fogueira", que analisou 71 lotes de produtos consumidos durante as Festas Juninas. Destes, 43 apresentaram irregularidades, ou 60,56%. Em operação realizada no ano passado 20,79% dos 101 lotes avaliados apresentaram erros.

A operação foi realizada no dia 11 de junho nas cidades de Ribeirão Preto, Campinas, Bauru, São Carlos, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e São José dos Campos. Foram analisados fogos de pequena potência, enfeites juninos, doces derivados de amendoim, ingredientes para bebidas quentes, pipoca para microondas, doce de abóbora, doce de batata-doce, bombocado, cocada, queijadinha, milho para pipoca, amendoim, canjica, mistura para bolo, bolo pronto de fubá, broa de fubá, pão de milho, fubá e demais produtos juninos importados ou fabricados no país.

Entre as irregularidades encontradas, estão a falta de informação de lote e prazo de validade, embalagens que não informam se o produto "contém" ou "não contém" glúten e produtos que eram vendidos com menos unidades do que está descrito na embalagem.

Para conferir a lista completa de irregularidades clique aqui.

Do Portal do Governo do Estado



06/13/2012


Artigos Relacionados


Fiscalização: Seis produtos para jardinagem reprovados pelo Ipem-SP em operação especial

Produtos vendidos em lojas de R$ 1,99 são reprovados em operação do Ipem

Procon e Ipem fiscalizam produtos típicos da Páscoa no interior

Ipem: Seis produtos para jardinagem são reprovados em operação especial

Fiscalização: Doces de amendoim reprovados pelo Ipem-SP na operação “Cosme e Damião”

Embratur apresenta festa junina aos ingleses