Professor de escola pública poderá receber 14º salário
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), analisa proposta do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que determina a concessão de 14º salário aos professores de escolas públicas de educação básica do Distrito Federal, dos estados e municípios que conseguirem elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de sua escola em pelo menos 50%.
De acordo com a proposta (PLS 319/08), o pagamento desse salário-extra deverá ser efetuado até o final do semestre subseqüente ao da publicação do resultado da avaliação de desempenho. Os profissionais de educação de base das escolas que apresentarem Ideb igual ou superior a 7 receberão, automaticamente, o benefício.
Na justificação do projeto, Cristovam argumenta que a literatura empresarial demonstra ser o incentivo salarial um eficiente estimulador de produção. Segundo ele, estados como Pernambuco e Minas Gerais já adotam, com bons resultados, uma bonificação por produtividade para profissionais de ensino.
Para Cristovam, somente por meio da satisfação financeira dos educadores e do seu aperfeiçoamento profissional, "o Brasil poderá dar o salto de qualidade que precisa para ingressar no seleto grupo de países que priorizam a educação e são aclamados como desenvolvidos".
A proposta tramita na CE, com a relatoria a cargo do senador Marconi Perillo (PSDB-GO). Depois de aprovada, precisará passar, também, pelas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Assuntos Sociais (CAS) - nesta última, receberá decisão terminativa.
20/10/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
(Flash) - Escola Estadual Professor Renato de Arruda Penteado vai receber livros do Programa Leia Ma
Escola não poderá liberar criança se professor faltar
Empregado doméstico poderá receber salário-família
Pessoa que receber parte de salário de comissionado poderá pegar até três anos de cadeia
ORÇAMENTO PODERÁ RECEBER EMENDAS APÓS DIA 1º, INCLUSIVE PARA AUMENTAR SALÁRIO MÍNIMO
ALUNO DE ESCOLA PÚBLICA PODERÁ TER QUOTAS EM UNIVERSIDADE PÚBLICA