Profissionais de saúde das 12 cidades-sede são capacitados



Mais de 180 profissionais que atuam nos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMUs), no Corpo de Bombeiros e em hospitais de referência estão sendo treinados para avaliar os riscos e prestar atendimento médico/hospitalar a pacientes expostos a agentes químico, biológico, radiológico e nuclear (QBRN).

A capacitação faz parte do planejamento do Brasil para receber a Copa do Mundo da FIFA 2014 e está sendo realizada no Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Nuclear (CDTN) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob a coordenação da secretaria de Saúde de Minas. A capacitação teve início nesta segunda-feira (3) e prossegue até quinta (6).

Segundo o coordenador estadual de Urgência e Emergência da secretaria, Rasível dos Reis Santos Júnior, os profissionais atuam nas 12 cidades-sede da Copa e serão replicadores dos conhecimentos nas cidades de origem, formando uma rede interligada para enfrentar as situações de risco biológico durante o evento esportivo.

“A atuação em eventos de massa, como a Copa do Mundo, exige profissionais de urgência e emergência aptos para identificar e manejar materiais perigosos. Por isso, o objetivo é capacitar a equipe de médicos e enfermeiros para atuar no atendimento pré-hospitalar de vítimas de agentes da natureza QBRN, sigla para química, biológica, radiológica e nuclear”, explicou. 

Curso 

Temas como a proteção contra armas químicas, biológicas, radiológicas e nucleares, gerenciamento de crise, detecção, descontaminação, abordagem de vítimas, triagem QBRN e mobilização em caso de episódios de risco evidente de contaminação integram a programação do curso.

Ministram a capacitação profissionais do Grupo de Proteção Pública (GPP), do qual fazem parte a secretaria de estado de Saúde, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Polícia Federal, Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Nuclear (CDTN), Fundação Ezequiel Dias (Funed) e Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE). Parte do treinamento também será realizada por profissionais do Centro Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que virão do Rio de Janeiro.

Fonte:
Portal da Copa 



04/02/2014 15:46


Artigos Relacionados


Profissionais de saúde são capacitados para transplantes

Dez mil profissionais da Força Nacional atuarão na segurança das cidades-sede

Secretarias de Saúde das cidades-sede discutem preparativos para Copa de 2014

Profissionais serão capacitados para expansão da radioterapia no SUS

Mais de 270 mil profissionais da assistência social serão capacitados em 2013

Profissionais que atuarão na Copa do Mundo serão capacitados na próxima semana