Secretarias de Saúde das cidades-sede discutem preparativos para Copa de 2014



O Ministério da Saúde e as Secretarias de Saúde de estados e municípios se reuniram nesta semana para dar continuidade ao planejamento das ações de Saúde para a Copa de 2014. Durante a “Câmara Temática da Saúde Copa 2014” foram apresentadas experiências internacionais de grandes eventos esportivos e as diretrizes do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para organização da rede assistencial e sistemas de vigilância em saúde.

O secretário-executivo adjunto e coordenador da câmara, Adriano Massuda, explica que o método de trabalho proposto pelo ministério é apresentar conteúdos, diretrizes e informações para subsidiar o plano de ação das 12 cidades. "Nós queremos fazer do planejamento para a Copa um mecanismo para acelerar a preparação e qualificação da rede de saúde pública brasileira, em especial das cidades-sedes", diz.

A câmara é coordenada pelo Ministério da Saúde, fazendo interlocução com as 12 cidades e os estados onde serão realizados os jogos: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

O objetivo da Câmara Temática da Saúde é coordenar o planejamento de ações nacionais na área da saúde, estabelecendo diretrizes gerais, metas e estratégias. Os integrantes do grupo vão discutir e elaborar planos para contenção de epidemias, preparar campanhas preventivas sobre possíveis surtos e epidemias em municípios que receberão jogos e regiões turísticas próximas, além de organização de rede assistencial pública e privada para atender as demandas durante o evento.

O representante do consórcio contratado pelo Ministério dos Esportes para a Copa 2014, Victor Zakime, apresentou ao grupo as principais preocupações com relação a um evento deste porte. Uma das experiências apresentada por Zakime foi a da Alemanha 2006 que tinha um plano de monitoramento com envio diário de todas as notificações de saúde.

George Dimech, da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), expôs sobre o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da SVS, que já realiza um trabalho de monitoramento de epidemias e ações estratégicas com relação a desastres ambientais. Ele ressaltou que o trabalho, desenvolvido desde 2006, vem se aperfeiçoado. "O fortalecimento é feito na rotina e pode ser uma ferramenta que poderemos levar para a Copa", menciona.

Dimech apresentou ainda as experiências na Copa da África do Sul e nos Jogos de Inverno em Vancouver destacando os sistemas de comunicação das informações e monitoramento dos casos.

Os participantes da reunião também tiveram acesso ao planejamento, na área da Saúde, para a 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares, que serão realizados no Rio de Janeiro de 16 a 24 de julho. O evento reunirá 6 mil atletas de 110 países.


Fonte:
Ministério da Saúde



08/06/2011 18:07


Artigos Relacionados


Cidades-sede discutem elaboração de leis para Copa do Mundo de 2014

Turismo define roteiros integrados para cidades-sede da Copa de 2014

Brasil promove eventos na França para divulgação das cidades-sede da Copa 2014

Sistema de ônibus rápido para cidades-sede da Copa de 2014 é tema de seminário no DF

Governo quer mobilizar cidades-sede para garantir investimentos durante Copa de 2014

Cidades-sede lançam cartazes oficiais da Copa de 2014