Profissionais de saúde precisam de melhor qualificação para atendimento de emergência, dizem debatedores



Especialistas na área de saúde elogiaram nesta quinta-feira (9), em audiência pública, a importância de iniciativas como a que criou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas ressaltaram que os profissionais das unidades hospitalares precisam estar mais bem preparados para situações de emergência. O debate foi promovido pela Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde, que funciona na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

VEJA MAIS

- Muitas vezes os pacientes morrem, ao chegarem em unidades hospitalares, porque falta gente qualificada para atendê-los - disse Renilson Rehem, representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Médico do Instituto do Coração (Incor), Sergio Timerman também apontou a necessidade de aperfeiçoar a formação dos profissionais de saúde. Quanto aos médicos em particular, ele disse que muitos dos recém-formados saem da faculdade com uma formação "insuficiente" no que se refere a atendimentos de urgência e emergência. Para sanar o problema, ele defendeu uma reforma curricular nos cursos.

Os participantes da audiência defenderam ainda a valorização dos profissionais que atuam na área de emergência. Ao concordar com essa opinião, o senador e ex-ministro da Saúde Humberto Costa (PT-PE), que preside a subcomissão, observou que "esses profissionais não possuem o reconhecimento que existe em outras áreas".

Sergio Timerman também apontou a resistência contra os protocolos, que seria "comuníssima". Como exemplo, ele citou o caso de um medicamento que foi recentemente proscrito devido aos riscos que oferece, mas que alguns médicos insistem em continuar utilizando.

- Não utilizar protocolos, que estabelecem padrões e resultam de estudos científicos, é uma má prática - reiterou.



09/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Centros urbanos precisam de políticas de desenvolvimento sustentável, dizem debatedores

Saúde autoriza R$ 85 milhões para qualificação de profissionais do SUS

Profissionais de saúde precisam finalizar inscrição no Provab até domingo (26)

Descentralização e falta de recursos dificultam gestão da saúde pública, dizem debatedores

Saúde cria mecanismos para agilizar atendimento na rede de emergência do País

Rede de Escolas Técnicas do SUS oferece qualificação gratuita à profissionais da saúde