Programa 2º Tempo duplica atendimentos por meio de parceria entre Esporte e Educação



O programa Segundo Tempo teve seu número de beneficiados duplicado no último mês de agosto. Uma parceria oficializada pelos ministérios do Esporte e da Educação garante que o programa chegue, a partir de agora, a mais de 2,2 milhões de crianças e adolescentes, alunos de 5.009 escolas públicas da educação básica em 792 municípios de todas as unidades da Federação.

A carta conjunta que estabeleceu a parceria foi assinada pelos secretários nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro, e de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda.

“Queremos aproveitar esse bom momento que o esporte vive no Brasil, com a realização da Copa do Mundo em 2014 e das Olimpíadas em 2016, para fazer com que esses grandes eventos esportivos possam significar um salto também no esporte educacional. Pela primeira vez nós queremos dar escala e número aos beneficiados do programa Segundo Tempo”, afirma o secretário Wadson Ribeiro. “Além de dar uma grande escala, isso significa também concentrar o programa dentro da escola, que é um objetivo que nós buscamos para desenvolver de fato o esporte educacional”.

Desde sua criação, em 2003, o Segundo Tempo já beneficiou aproximadamente quatro milhões de crianças e adolescentes, por meio de convênios com prefeituras, estados e organizações não-governamentais. O objetivo do programa é democratizar o acesso ao esporte, contribuindo para a criação de uma cultura esportiva no Brasil e para a inclusão social. Em 2011, até agosto, atendia mais de 1,1 milhão de pessoas.


Universalização

O Segundo Tempo agora se insere em todas as escolas do programa Mais Educação, coordenado pelo MEC, com o objetivo de ampliar tempos e espaços educativos dos estudantes por meio da integração de atividades em diversas áreas do conhecimento. Para o Ministério do Esporte, esse é um passo significativo para a implantação de uma política esportiva nas escolas brasileiras.

Outras vantagens da parceria é que, como os alunos já recebem a merenda escolar fornecida pelo Ministério da Educação, o reforço alimentar do Segundo Tempo tornou-se desnecessário, possibilitando-se, assim, a redução dos custos e consequente ampliação do número de beneficiados. Já as escolas, por sua vez, não precisarão dispor de infraestrutura esportiva, uma vez que o Segundo Tempo funciona por meio do aproveitamento de espaços alternativos, ou de parcerias locais.

Para viabilizar a parceria, o Ministério da Educação repassa às escolas os recursos para a complementação da merenda escolar e para a disponibilização de monitores esportivos. A pasta do Esporte doa materiais esportivos e uniformes, além de disponibilizar material de apoio pedagógico, capacitação para os profissionais envolvidos e acompanhamento pedagógico, realizado por professores de educação física e de esportes das universidades públicas que integram a rede do Segundo Tempo.


Fonte:
Ministério do Esporte



02/09/2011 20:46


Artigos Relacionados


Parceria entre ministérios leva esporte para crianças do Distrito Federal

Parceria entre Secretaria da Educação e TJ garante reconhecimento de paternidade a alunos

Abertas inscrições para programa de esporte em escolas públicas de educação integral

Educação: Parceria entre escola e Federação da Agricultura do Estado promove cursos de capacitação

Em parceria com Canadá, programa brasileiro de educação beneficiará 100 mil mulheres

(Flash) - Parceria entre o Governo do Estado e o BID garante mais R$ 122 milhões para o Programa de