Programa Alimentos Seguros vai ajudar a melhorar a qualidade do leite no Brasil



A atuação do programa será em todo o território nacional

 

O Programa Alimentos Seguros vai expandir sua cadeia produtiva para a produção de leite. O PAS Leite será implantado com a intenção de melhorar a qualidade do produto, permitindo também o aumento de renda no campo. A atuação do programa será em todo o território nacional.

As indústrias, cooperativas, associações, grupos e ou produtores que tiverem interesse em aderir ao PAS Leite deverão entrar em contato com o Sebrae, Senar, Senai em seu estado ou com a Embrapa.

A extensão do Programa Alimentos Seguros, é fruto da parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa – Gado de Leite), com as Empresas Sebrae, com os serviços nacionais de aprendizagem Rural (Senar) e Industrial (Senai).

Com a proposta do Sebrae, lançada na quarta-feira (25), os produtores e laticínios terão as condições adequadas para se adequarem os requisitos do mercado e da legislação nacional, contidas na Instrução Normativa nº 62/2011. “É uma oportunidade de o governo se aproximar do setor produtivo de leite, seja a parte rural ou a parte industrial, e mostrar quais são as diretrizes da gestão do ministro Mendes Ribeiro”, completou José Vaz.

 

Programa Alimentos Seguros

O Programa Alimentos Seguros (PAS) é uma atividade oferecida para as micro e pequenas empresas do setor de alimentação. Ele visa conscientizar e orientar os empreendimentos sobre as boas práticas durante a produção, o transporte, a manipulação e a estocagem de alimentos.

O PAS oferece treinamento que visa capacitar os pequenos negócios para as boas práticas que abordam higiene pessoal, higiene do local de trabalho, dos utensílios utilizados, armazenamento dos ingredientes utilizados nas preparações, qualidade dos produtos adquiridos de fornecedores e temperaturas adequadas.

Legislação

A Instrução Normativa nº 62 entrou em vigor em 1º de janeiro de 2012 e prevê parâmetros para a qualidade do leite como Contagem Bacteriana Total (CBT) e Contagem de Células Somáticas (CCS), que são fatores determinantes para se provar o grau de higiene do produto.

O texto nº 62 atualizou as exigências da Instrução Normativa nº 51/2002, que norteou a proposta do Plano Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite.

 

Leia mais:

Agricultores familiares atingidos pela estiagem receberão mais pelo litro de leite

Iniciativas podem aumentar competividade de produtos derivados do leite

Abates de frangos e suínos e produção de leite e ovos cresceram em 2011, segundo IBGE

Mais de 4.500 produtos têm o Selo da Agricultura Familiar

 

Fonte:
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

 



26/07/2012 12:52


Artigos Relacionados


PRESIDENTE SANCIONA LEI QUE IRÁ MELHORAR QUALIDADE DE ALIMENTOS

APROVADO PROJETO QUE IRÁ MELHORAR QUALIDADE DE ALIMENTOS

Programa da EMTU visa a melhorar qualidade do ar

IBGE lança programa para melhorar qualidade dos gastos

Programa para melhorar qualidade da educação no campo será lançado na terça-feira (20)

Brasil é 6º maior produtor de leite, mas baixa qualidade prejudica exportações