Programa Ciência sem Fronteiras levará bolsistas para Itália



Estudantes de graduação sanduíche estudarão na Europa por meio do Programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia


Os bolsistas de graduação do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) estudarão na Itália no segundo semestre deste ano. O programa tem o objetivo de propiciar uma formação qualificada nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras e estimula estudos e pesquisas de brasileiros no exterior. 

As bolsas são financiadas com recursos vindos do orçamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Dados de um levantamento feito pelo Setor de Cooperação Educacional italiano, no âmbito do Programa de Apoio a Estudantes Brasileiros (Paeb), mostra que cerca de 277 estudantes de graduação do Programa que estão no País já foram beneficiados com experiência de estágio ou de participação em projetos. 

O estudante do curso de engenharia de controle e automoção da Universidade do Estado do Amazonas (Ueam), Dilermando da Costa Ferreiro Neto é um exemplo de destaque. Ele fez parte do grupo vencedor de competição realizada pela Nasa na Itália com o projeto Green on the Red Planet, que tem o objetivo de desenvolver estufa automática com capacidade para alimentar quatro astronautas em Marte. A equipe venceu outras 20 e inclui uma estudante chinesa, um indiano e 13 italianos.