Programa Ciência sem Fronteiras levará bolsistas para Itália
Estudantes de graduação sanduíche estudarão na Europa por meio do Programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia
Os bolsistas de graduação do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) estudarão na Itália no segundo semestre deste ano. O programa tem o objetivo de propiciar uma formação qualificada nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras e estimula estudos e pesquisas de brasileiros no exterior.
As bolsas são financiadas com recursos vindos do orçamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Dados de um levantamento feito pelo Setor de Cooperação Educacional italiano, no âmbito do Programa de Apoio a Estudantes Brasileiros (Paeb), mostra que cerca de 277 estudantes de graduação do Programa que estão no País já foram beneficiados com experiência de estágio ou de participação em projetos.
O estudante do curso de engenharia de controle e automoção da Universidade do Estado do Amazonas (Ueam), Dilermando da Costa Ferreiro Neto é um exemplo de destaque. Ele fez parte do grupo vencedor de competição realizada pela Nasa na Itália com o projeto Green on the Red Planet, que tem o objetivo de desenvolver estufa automática com capacidade para alimentar quatro astronautas em Marte. A equipe venceu outras 20 e inclui uma estudante chinesa, um indiano e 13 italianos.
- Bolsista do Ciência sem Fronteiras conquista o primeiro lugar em competição nos EUA
- Capes e CNPq incentivam a produção científica no País
- Ciência sem Fronteiras abre inscrições para mais de 13 mil vagas em nove países
24/06/2013 16:01
Artigos Relacionados
Ciência sem Fronteiras negocia ida de bolsistas brasileiros para os Países Baixos
Ciência Sem Fronteiras leva bolsistas à Nasa
CNPq recebe novos bolsistas do Ciência sem Fronteiras
Novos bolsistas do Ciência sem Fronteiras recebem orientação
Ciência Sem Fronteiras prepara novos bolsistas de graduação
Canadá recebe bolsistas brasileiros do Ciência sem Fronteiras