Programa contra infecção hospitalar completa dez anos
Neste sábado (6), completa dez anos o Programa de Controle da Infecção Hospitalar, que dispõe sobre a obrigatoriedade de os hospitais criarem uma comissão de controle de infecções hospitalares (CCIH) para tentar evitar a ocorrência do problema. De acordo com o site da Rede Governo, estudos internacionais indicam que um programa de controle de infecção hospitalar bem conduzido reduz em 30% a taxa de infecção. O governo federal, como parte das ações nesse setor, instituiu ainda o Dia Nacional de Controle de Infecção - 15 de maio.
No Brasil, os riscos representados pela infecção hospitalar ganharam visibilidade e sensibilizaram a população em março de 1985, quando o presidente Tancredo Neves morreu em decorrência do problema. Desde então, o governo vem tomando medidas para diminuir a ocorrência de contaminações na rede hospitalar. Atualmente, as diretrizes gerais para o controle das infecções em serviços de saúde são delineadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo dados da Pesquisa Nacional sobre Infecção Hospitalar, realizada em 2006 pela Anvisa em parceria com a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo USP), 76,1% dos hospitais têm comissão de controle de infecção formalmente nomeada e apenas 3% deles não realizam vigilância epidemiológica das infecções. Dentre os 72,6% que investigam os casos de infecção, 81,3% utilizam como método a busca ativa dos casos, processo de detecção recomendado pelo Ministério da Saúde. A pesquisa foi feita em 4.118 (61,3%) dos hospitais brasileiros. O estudo anterior sobre o assunto havia sido realizado pelo Ministério da Saúde em 1994.
Programa
De acordo com o Portal de Serviços e Informações do Governo (Rede Governo), ligado ao Ministério da Saúde e à Anvisa, algumas prioridades do Programa de Controle da Infecção Hospitalar são a realização de um inquérito nacional sobre a situação das infecções hospitalares; a elaboração de um mapeamento no que diz respeito à implantação do programa no âmbito estadual, municipal e nos serviços de saúde; a realização de visitas às autoridades de saúde dos estados para levantamento de dados e a obtenção de subsídios necessários à implantação definitiva do programa em todo território nacional.
Além disso, o programa de controle pretende promover ação para prevenir o uso indiscriminado de antimicrobianos e germicidas hospitalares, evitando criação de micróbios resistentes e contribuindo para uma sensível diminuição dos custos hospitalares globais.
De acordo com a Agência Saúde, são chamadas infecções hospitalares aquelas desenvolvidas pelos pacientes após a admissão no hospital relacionadas à internação ou a procedimentos hospitalares. Pacientes mais debilitados, como recém-nascidos prematuros, estão mais sujeitos a essas infecções e neles as infecções podem ser mais graves.
Entre as medidas para combater o problema, o Ministério da Saúde sugere desde ações simples, como a higienização das mãos, até cuidados mais sofisticados relacionados à esterilização de equipamentos e ao uso de produtos especialmente desenvolvidos para evitar infecções.
A Anvisa, desde 2006, coloca à disposição de hospitais gratuitamente o Sistema Nacional de Informação em Serviços de Saúde (Sinais), software que aprimora o estudo do controle de infecção no país. As informações sobre infecção nos hospitais catalogadas pelo programa permitem acompanhar e agir rapidamente na solução dos casos detectados, segundo a Agência.
Antes, esse tipo de software só era adquirido a altos custos. Atualmente o programa está disponível no site da Anvisa. Com a adoção do sistema, as informações sobre infecção hospitalar processadas pelos estados e municípios podem ser repassadas à Anvisa pela Internet ou por disquete e, ainda, podem ser usadas para cálculo de índices de infecção hospitalar. A Anvisa oferece ainda um curso de controle de infecção hospitalar via Internet.
Links úteis:
- * Rede Governo
- * Portal Saúde
- * Sistema Nacional de Informação em Serviços de Saúde
- * Revista da Saúde Pública
05/01/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Formigas podem transmitir infecção hospitalar
Anvisa promove seminário sobre controle de infecção hospitalar
Pesquisa da Unicamp cria tecido que reduz casos de infecção hospitalar
Saúde: Hospital das Clínicas forma especialistas em controle de infecção hospitalar
Saúde: Médicos concluem curso de controle de infecção hospitalar promovido pelo Hospital das Clínica
Programa de imunização completa 40 anos