Programa de imunização completa 40 anos



O Programa Nacional de Imunizações completa, nesta quarta-feira (17), 40 anos. Para celebrar a data, o Ministério da Saúde anunciará algumas novidades como a ampliação da faixa etária do público-alvo para a vacina contra o vírus HPV. Serão divulgados também dados sobre o programa que tem o objetivo de erradicar, eliminar e controlar doenças imunopreveníveis no território brasileiro. Atualmente, o calendário conta com 25 vacinas. Entre elas, algumas que tiveram papel fundamental na erradicação de doenças como a dose contra sarampo, poliomielite e paralisia infantil. 

O Brasil conta com mais de 34 mil salas de vacinação. O cidadão precisa estar atento às campanhas e ao calendário, que corresponde ao conjunto de vacinas prioritárias para o País. São quatro os calendários de vacinação, voltados para públicos específicos: criança, adolescente, adulto e idoso e população indígena. Todas elas são disponibilizadas gratuitamente nos postos da rede pública. 

HPV 

O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685.400 pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.

Programa

O Programa foi criado em 1973, regulamentado no ano de 1975 pela Lei nº 6.259, de 30/10/1975, e pelo Decreto nº 78.231, de 30/12/1976, representando um instrumento destinado à proteção da população brasileira contra doenças que podem ser evitadas com o uso de imunobiológicos, incluindo as vacinas. Atualmente, o PNI preconiza a vacinação para a família e, além da imunização de crianças, oferece também a vacinação para adolescentes, adultos, idosos, povos indígenas e populações com necessidades especiais.

As ações de vacinação contribuíram, de forma significativa, para manter a erradicação do ciclo urbano da febre amarela e da erradicação da varíola no Brasil. Outro resultado de destaque é a ausência de registros da paralisia infantil há 22 anos e do sarampo, há dez anos.

O PNI do Ministério da Saúde, em consonância com a Constituição da República Federativa do Brasil e a Lei Orgânica da Saúde, proporciona o acesso equânime aos imunobiológicos especiais aos grupos portadores de imunodeficiências congênitas ou adquiridas e seus comunicantes, usuários com história associada a evento adverso pós-vacinação e profilaxia pré e pós-exposição a determinados agravos. Estão disponibilizados nos 42 Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) das 27 unidades federadas.

Fonte: 
Ministério da Saúde



20/09/2013 17:30


Artigos Relacionados


Programa Poupatempo completa dez anos

Programa Brasil Sorridente completa 10 anos

Programa de inclusão social brasileiro completa 10 anos

Programa 'Jovem Cidadão' completa seis anos

Programa 'Meu Primeiro Trabalho' completa seis anos

Programa contra infecção hospitalar completa dez anos