Programa de bolsas abre período de adesão para instituições privadas



Começa nesta segunda-feira, 18, e se estende até 6 de dezembro, o prazo de adesão das instituições de ensino superior ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Esta adesão tem em vista a oferta de vagas em cursos superiores no primeiro semestre de 2014.

A Portaria Normativa nº 22, publicada no Diário Oficial da União em 14 de novembro de 2013, seção 1, páginas 8 a 10, traz o roteiro para a adesão de mantenedoras e instituições de ensino superior ao ProUni. A adesão de que trata a portaria compreende dois períodos. O primeiro, de 18 de novembro a 6 de dezembro, é para as instituições que já participam do ProUni e que desejam continuar em 2014; o segundo, de 18 a 29 de novembro, é para as novas mantenedoras.

Todo o processo deve ser feito no Sistema Informatizado do ProUni – Sisprouni, na internet. A Portaria nº 22 detalha todos os procedimentos que orientam as instituições e mantenedoras. Ao assinar o termo de adesão, por exemplo, a mantenedora deve informar o coordenador do programa em cada local de abertura de vagas, a modalidade de oferta de bolsas de suas respectivas instituições de ensino superior, a oferta de bolsas adicionais referidas no artigo 8º do Decreto 5.493/2005.

Será também responsabilidade da mantenedora oferecer acesso gratuito à internet para a inscrição de candidatos ao processo seletivo, abster-se de cobrar qualquer tipo de taxa na seleção, informar o número de vagas destinadas a bolsas integrais e parciais do ProUni em todos os cursos e turnos, em cada local de oferta.

Evolução
Criado em 2004, o ProUni ofereceu as primeiras bolsas de estudos em 2005. Naquele ano, o programa contou com a adesão de 1.132 instituições de ensino superior e ofertou 112.275 bolsas. De 2006 em diante, o Ministério da Educação abre processos seletivos do ProUni no primeiro e no segundo semestres. No primeiro semestre de 2013, por exemplo, foram ofertadas 162.329 bolsas em cursos de 1.078 instituições; no segundo semestre, 88.542 bolsas em cursos ministrados em 919 instituições.

Fonte:

Ministério da Educação



18/11/2013 11:18


Artigos Relacionados


Estudantes carentes poderão ganhar bolsas do setor público para estudar em instituições privadas

Prouni abre inscrições para instituições privadas

Programa de bolsas de iniciação à docência seleciona instituições públicas

USP abre inscrições para Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional

Programa de bolsas abre inscrições em mestrado no País para estrangeiros

CCJ aprova bolsas de estudo para escolas privadas