Programa de combate à violência contra a pessoa com deficiência entra em vigor



Governo criou Comissão de Acompanhamento com representantes de diversas secretarias

A partir desta última sexta-feira, 25, seis secretarias de Estado, Ministério Público e Defensoria começam a executar o Programa Estadual de Prevenção e Combate à Violência contra Pessoas com Deficiência.

- Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

A ação, que tem o objetivo de ampliar e aperfeiçoar as notificações de casos de violência contra os deficientes, também pretende implantar novas medidas de defesa dos direitos e fortalecer a rede de proteção social.

A Comissão de Acompanhamento e Monitoramento, que já foi empossada, indicará a forma e os prazos para que cada uma das ações entrem em vigor.  A função desta comissão será assegurar o exercício dos direitos e o respeito à cidadania das pessoas com deficiência.

O programa tem três eixos de atuação. Um deles é inserir campos, nos boletins de ocorrência policiais (B.O.) e em serviços como o 190, indicando se a vítima tem algum tipo de deficiência.

Os outros são informar e treinar cerca de 20 mil servidores públicos sobre o que é deficiência e um último que inclui campanhas de conscientização, a oferta de apoio psicológico e o encaminhamento de vítimas, familiares e até de agressores a cursos profissionalizantes ou programas de geração de renda.  

Do Portal do Governo do Estado



10/30/2013


Artigos Relacionados


São Paulo cria programa de combate à violência contra a pessoa com deficiência

Previdência Social entra com ações de combate à violência contra a mulher

Lei que prioriza adoção de crianças com deficiência entra em vigor

Entra em vigor lei que amplia oferta de financiamentos para pessoas com deficiência

Aposentadoria especial para pessoas com deficiência entra em vigor em seis meses

Cidadania: Entra em vigor lei de combate a crimes virtuais