Entra em vigor lei que amplia oferta de financiamentos para pessoas com deficiência
Entrou em vigor nesta quinta-feira (19), com a publicação no Diário Oficial da União, a Lei 12.613/2012, que autoriza a União a conceder subvenção econômica a instituições financeiras federais para financiar operações de crédito destinadas à aquisição de bens e serviços de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência, como cadeiras de roda e carros adaptados. O limite da subvenção é de R$ 25 milhões por ano.
A lei é proveniente da Medida Provisória 550/2012, aprovada no Plenário do Senado no dia 27 de março, na forma do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 6/2012, por ter sofrido alterações na Câmara dos Deputados.
A tecnologia assistiva proporciona e amplia habilidades funcionais, permitindo uma vida menos dependente às pessoas com deficiência, e maior acesso a canais de comunicação.
Os bens e serviços específicos que poderão ser objeto do financiamento serão definidos em ato conjunto dos Ministros da Fazenda; da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Esporte; e da Secretaria de Direitos Humanos, depois de ouvirem o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade). No mesmo ato, será estabelecido o limite de renda mensal para ser beneficiário do financiamento.
O Ministério da Fazenda definirá a taxa de juros e os encargos que poderão ser cobrados das pessoas que contraírem empréstimos nos termos previstos na nova lei.
20/04/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aposentadoria especial para pessoas com deficiência entra em vigor em seis meses
Entra em vigor lei que amplia prazo do aviso prévio
Lei que prioriza adoção de crianças com deficiência entra em vigor
Aprovada MP que facilita financiamentos para pessoas com deficiência
Plenário examina MP que incentiva financiamentos para pessoas com deficiência
Programa de combate à violência contra a pessoa com deficiência entra em vigor