Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar concede bônus a 18 produtos



O Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) concede a agricultores familiares, neste mês, desconto no financiamento de custeio de 18 produtos. Açai, feijão e arroz longo fino em casca estão entre os alimentos que compõem a lista.

Os itens apresentaram em outubro valor de mercado abaixo do preço de garantia. O bônus é calculado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado pela Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA). 

Os preços de mercado e o bônus têm validade para o período de 10 de novembro a 09 de dezembro de 2011.

Os 18 produtos com desconto no mês de novembro são: açaí (fruto), alho, arroz longo fino em casca, babaçu (amêndoa), borracha natural (extrativista), cará (inhame), castanha do Brasil, cebola, feijão, leite, mangaba, pequi (fruto), piaçava (fibra), pó cerífero de carnaúba, sisal, trigo, triticale e umbu (fruto). 

O feijão tem descontos de 21,24% no Rio Grande do Sul e 18,05% em Santa Catarina. O arroz longo fino em casca tem bônus em 12 estados, entre eles Bahia (28,13%) e Mato Grosso do Sul (18,15%).

A cesta de produtos (bônus médio) tem descontos em Sergipe, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, sendo o maior bônus de 5,31%, no Rio Grande do Sul.

Também contam com descontos produtos da sociobiodiversidade, como a borracha natural (42,86% no Pará) e o umbu (28,95% na Bahia).


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



10/11/2011 11:28


Artigos Relacionados


Quinze produtos vão receber bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar

14 produtos da agricultura familiar recebem bônus para garantia de preços em abril

Agricultor familiar recebe bônus do Programa de Garantia de Preços para 20 produtos

Governo concede bônus para 22 produtos da agricultura familiar em agosto

Programa de Garantia de Preços concede desconto no financiamento de 19 produtos

Agricultura familiar receberá bônus para dezoito produtos