Agricultura familiar receberá bônus para dezoito produtos



Agricultores de 21 estados que acessam o crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) receberão, no mês de janeiro, bônus para o cultivo de 18 produtos. Os principais são arroz, feijão, leite, trigo e mandioca, que serão bonificados com base no Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF).

O programa ampara agricultores familiares em caso de baixa de preços no mercado, garantindo um desconto no pagamento de financiamentos. São beneficiados produtores de 42 espécies, entre grãos, fibras, leite, cana-de-açúcar e hortifrutigranjeiros. O desconto é calculado pela diferença entre o preço de mercado e o preço de garantia do produto, o que assegura a remuneração dos agricultores familiares. Em 2010, o total de bônus foi de R$ 130 milhões.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio da Superintendência de Informação do Agronegócio (Suinf) e da Superintendência de Gestão da oferta (Sugof) tem o papel de fazer levantamento de custos de produção e de preços de mercado dos produtos enquadrados e informar ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) o percentual de bônus a ser oferecido para cada cultura mensalmente.

O comitê gestor do PGPAF é formado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Ministério da Fazenda; Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

 

Fonte:
Conab



10/01/2012 14:38


Artigos Relacionados


Governo concede bônus para 22 produtos da agricultura familiar em agosto

14 produtos da agricultura familiar recebem bônus para garantia de preços em abril

Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar concede bônus a 18 produtos

Agricultura familiar tem 17 produtos com bônus em outubro

Quinze produtos vão receber bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar

Castanha e mais 17 produtos recebem bônus da agricultura familiar em julho