Programa garante oportunidades para negros, índios e superdotados
O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira (21), portaria ministerial que oficializa a criação do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, assinado no dia 17 de novembro pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
O objetivo do programa é oferecer formação e capacitação, em instituições de excelência no Brasil e no exterior, a estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e superdotados. A meta da ação é facilitar o ingresso desses estudantes em universidades, instituições de educação profissional e tecnológica e centros de pesquisas.
Além da formação acadêmica do grupo cotista por meio de concessão de bolsas, a Portaria nº 1.129 prevê a oportunidade de novas experiências educacionais e profissionais voltadas à educação.
A ideia é promover a competitividade e a inovação em áreas prioritárias para a promoção de igualdade racial e do combate ao racismo, e garantir a valorização das especificidades socioculturais e linguísticas dos povos indígenas, da acessibilidade e inclusão no Brasil, e da difusão do conhecimento da história e cultura afro-brasileira e indígena.
O programa pretende, ainda, ampliar a participação dos estudantes pretos, pardos, indígenas e superdotados em graduação e pós-graduação no exterior, bem como aprimorar a cooperação internacional na área de educação, ciência, tecnologia, inovação e políticas públicas de igualdade racial.
Abdias
Político, ativista social e escritor, Abdias Nascimento morreu aos 97 anos, em 2011. Na política, foi deputado federal (1983-1987) e senador (1997-1999). Como ativista militante, colaborou na criação do Movimento Negro Unificado.Desse movimento, surgiu a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nas artes, Abdias destacou-se em vários campos, em especial na criação do Teatro Experimental do Negro, em 1944.
Fonte:
Diário Oficial da União
21/11/2013 09:12
Artigos Relacionados
Programa vai oferecer formação e capacitação para negros e índios
MARINA QUER REPARAÇÃO PARA ÍNDIOS E NEGROS
Serys comemora fortalecimento das cotas para negros, índios e pobres em universidades
Paim reitera apoio à decisão judicial que reconheceu política de cotas para negros e índios
Negros cobram mais oportunidades de trabalho em bancos e no sistema financeiro
Presença de negros e índios no ensino superior