Programa irá incentivar a produção e a venda de carros mais seguros no país



O novo programa foi regulamentado por meio de decreto, publicado nessa quarta-feira (3), e visa a redução de custos e impostos, além da inovação tecnológica dos veículos

O Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto) inaugura um novo momento para o setor automotivo brasileiro. O principal objetivo do programa é criar condições de competitividade entre as empresas e incentivar que elas fabriquem carros mais econômicos e seguros. 

A iniciativa também irá investir em toda a rede de fornecedores de peças, além dos setores de engenharia, tecnologia industrial e pesquisa, possibilitando o crescimento do mercado de automóveis no país. 

Integram o Inovar-Auto, todas as empresas que produzem veículos no Brasil e, ainda, aquelas que não produzem, mas comercializam.  Empresas que apresentem projetos de investimento no setor automotivo também estão contempladas no programa. Para estarem aptas ao programa, no entanto, as empresas terão de se comprometer com uma série de metas, já que serão beneficiadas por alterações no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

A redução do consumo médio de combustível será uma das principais metas que devem ser atendidas pelas empresas. Os fabricantes devem, também, comprovar investimento em pesquisa, principalmente em itens de segurança. Já as empresas que apenas vendem carros no Brasil, devem manter o compromisso de importar veículos mais econômicos. 

A contratação de mão de obra especializada é outro item que poderá ser impulsionado pelo programa, já que, a contratação de pesquisadores, como mestres e doutores em tecnologia, é considerado investimento.

Caberá ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação as definições sobre quais produtos beneficiados com isenção de impostos, analisar os projetos e decidir sobre a integração do Inovar-Auto com outros programas do governo.

Leia mais:

Sistema de identificação automática de veículos entrará em vigor no início de 2013

Definidas margens de preferência para compras de caminhões, furgões e implementos rodoviários nacionais

Agricultores familiares poderão utilizar crédito rural para compra de veículo


Fonte:

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação





04/10/2012 14:27


Artigos Relacionados


Venda de carros novos recua 10% em outubro no País

Governo quer incentivar produção e consumo de produtos orgânicos no País

Programa vai incentivar aumento do número de engenheiros no País

Venda de carros, motos e caminhões cresce mais de 6% no primeiro trimestre, diz Fenabrave

Projeto proíbe produção e venda de anfetaminas no país

JOÃO ROCHA: BRASIL DEVE INCENTIVAR AGRICULTURA, NÃO MONTADORAS DE CARROS