Projeto proíbe produção e venda de anfetaminas no país
A produção, importação, comercialização e prescrição de anfetaminas poderão ser proibidas em todo país. É o que prevê projeto de lei de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) que já está pronto para ser examinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
O projeto (PLS 63/10) permite, entretanto, o uso de anfetaminas em pesquisas científicas, bem como a prescrição médica de substâncias congêneres e assemelhadas, desde que reguladas pela legislação sanitária em vigor.
No entender de Marcelo Crivella, o uso prolongado de anfetaminas - utilizadas principalmente para aliviar a fadiga, descongestionar as vias aéreas superiores e estimular o sistema nervoso central - pode acarretar dependência, exigindo tratamento médico e psicológico especializado.
Crivella lembrou ainda que as anfetaminas, um dos primeiros moderadores de apetite (anorexígenos) utilizados no manejo da obesidade, já são contraindicadas para controlar o peso. O motivo é que o organismo fica refém da droga e sente necessidade do aumento contínuo das doses, levando a pessoa a experimentar sensações de euforia, taquicardia, aumento da pressão arterial e perda de apetite.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o campeão mundial no consumo de anfetaminas. As mulheres, conforme informou o senador, representam mais de 90% dos usuários, com um agravante: 66% delas consomem anfetaminas por mais de seis meses, sem nenhuma indicação médica.
29/04/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renan anuncia votação de projeto que proíbe venda e porte de arma de fogo no país
CAE vota projeto que proíbe receita de anfetaminas misturadas a outras drogas para quem quer emagrecer
Saúde estadual proíbe produção e venda de Ginko Biloba e Espinheira Santa
Anvisa proíbe emagrecedores à base de anfetaminas e amplia controle da sibutramina
CRE ADIA DISCUSSÃO DO PROJETO QUE PROÍBE VENDA DE ARMAS
PROJETO QUE PROÍBE VENDA DE ARMAS TEM VOTAÇÃO ADIADA NA CCJ