JOÃO ROCHA: BRASIL DEVE INCENTIVAR AGRICULTURA, NÃO MONTADORAS DE CARROS
O senador João Rocha (PFL-TO) disse que o governo federal deve ter uma visão estratégica das necessidades do país e dar prioridade à interiorização do desenvolvimento, valorizando as vantagens territoriais e climáticas do Brasil e a vocação nacional para a agricultura.
A seu ver, com o incentivo a projetos agroindustriais, se ofereceriam mais empregos no campo e nas cidades e se evitariam as disputas entre estados brasileiros para abrigar montadoras de automóveis, oferecendo financiamentos e subsídios, sem uma avaliação "mais realista do custo-benefício de empreendimentos dessa natureza".
João Rocha disse que o Projeto Brasil em Ação implementado pelo governo federal com o objetivo de gerar empregos, "é um lamentável equívoco quanto à eleição e direcionamento de prioridades industriais". Na sua opinião, o setor automobilístico vêm apresentando crise no mundo inteiro, com reflexos no ABC paulista onde é detectado um aumento substancial do desemprego.
- O setor automobilístico não é o mais apropriado a nos trazer divisas e gerar empregos, pois cada vez mais, dado os avanços tecnológicos, dispensa a mão-de-obra qualificada - afirmou João Rocha. A seu ver, o lógico seria o Brasil se voltar para a agricultura e para a agroindústria, "setores capazes de efetivamente gerar riquezas, divisas, empregos, alimento para consumo interno, com chances de exportação em vultosas proporções".
FERROVIA NORTE-SUL
Segundo João Rocha é de fundamental importância que o governo federal defina a estratégia a ser adotada para o desenvolvimento do país. Conforme disse, a corrida dos governos estaduais e municipais em busca das montadoras foi motivada principalmente pela queda da receita fiscal, em conseqüência dos sucessivos planos de estabilização econômica e pelo crescente desemprego. "Na ânsia de superação desses problemas, governadores e prefeitos se agarram a qualquer tábua de salvação", garantiu o senador.
- Quantos empregos poderiam ser gerados no campo com os recursos que cada governo estadual está colocando à disposição dessas montadoras, à título de empréstimo e de isenção fiscal? - perguntou João Rocha. Ele defendeu, por outro lado, a conclusão da Ferrovia Norte-Sul "que favorecerá o escoamento da produção agrícola e propiciará maior agilidade ao processo de desenvolvimento econômico brasileiro".
09/06/1997
Agência Senado
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