Programa leva ciência a 50 mil alunos no Amazonas



O programa Circuito da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em 14 anos, recebeu a visita de 50 mil estudantes. O projeto, que visa a popularização da ciência, volta em março de 2014 e pretende ampliar as exposições para melhorar o aproveitamento dos alunos do Amazonas.

Uma das principais mudanças será o dia de visita das escolas da região. Segundo o coordenador do projeto, Jorge Lobato, o Circuito será realizado às sextas-feiras. “A troca ajuda dentro do calendário escolar, no sentido de mobilização e de um envolvimento maior dos professores e dos alunos”, afirma.

Em 2013, uma torre de 30 metros de altura começou a ser implantada no Bosque da Ciência, localizado no campus do Inpa, para monitorar os aerossóis e servir como uma estação de micro meteorologia, medindo a umidade, velocidade, direção do vento, direção solar e a qualidade do ar. Esses dados serão monitorados em tempo real e expostos aos visitantes na sala de vidro que está instalada em frente à torre.

A professora de ciências da Escola Estadual José Milton Bandeira, Lorena Carvalho, ressaltou a importância dos estudantes saírem do ambiente escolar para estudar. “É primordial as crianças saírem da sala para outro ambiente, ainda mais fim de ano em que eles estão cansados da rotina. A visita é uma experiência inesquecível e ano que vem pretendo entrar em contato para retornar com outras turmas”, disse.

O coordenador Jorge Lobato ainda adianta que irá propor uma reformulação dos estandes e mais integração do projeto com o Programa Ciência na Escola (PCE) para dar mais visibilidade aos trabalhos de alunos que atuam no Circuito da Ciência.

Fonte:

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



09/12/2013 18:46


Artigos Relacionados


Programa Viva Japão leva mais de 5 mil alunos ao MAM

Programa Segundo Tempo atenderá 21 mil alunos da rede pública no Amazonas

Alunos das Fatecs já podem se inscrever no Programa Ciência Sem Fronteiras

Papo Ciência inicia ações da Semana de Ciência e Tecnologia no Amazonas

Ciência Sem Fronteiras leva bolsistas à Nasa

Estudantes unem ciência e cultura em musical no Teatro Amazonas