Programa Petrobras Esporte & Cidadania tem balanço positivo em seu primeiro ano



O programa Petrobras Esporte & Cidadania encerrou o ano com desempenho positivo em quatro segmentos. Segundo a Petrobras, em 2011, o programa conseguiu alcançar títulos mundiais nas modalidades olímpicas patrocinadas, além de realizar o lançamento da seleção pública de projetos voltados ao desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio do esporte. Outro destaque foi o lançamento da produção de documentários do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro.

No segmento de Esporte de Rendimento, que apoia, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, cinco modalidades olímpicas (boxe, remo, esgrima, taekwondo e levantamento de peso), foram conquistados títulos mundiais: no remo, com Fabiana Beltrame, e no boxe, com Everton Lopes, além do primeiro ouro no levantamento de peso em Jogos Pan-Americanos, com o atleta Fernando Reis.

Em 2011, os cerca de 110 atletas apoiados pelo programa participaram de 47 competições internacionais, visitando 34 cidades em 25 países ao redor do mundo. Entre os países onde as seleções brasileiras disputaram competições com alguns dos principais adversários do mundo estão Rússia, Azerbaijão, Suécia, Hungria, China, Estados Unidos, Austrália, Itália, Eslovênia, França e Alemanha.

 

Esporte Educacional

No segmento de Esporte Educacional, cerca de 3 mil participantes de 1.500 instituições passaram pelas oficinas gratuitas da Seleção Pública 2011, realizadas em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, totalizando 29 cidades, com o objetivo de propiciar a igualdade de acesso aos interessados.  Durante três meses as instituições receberam orientações nas Caravanas Esportivas presenciais para a elaboração de projetos que promoverão a inclusão social por meio de atividades esportivas para crianças e adolescentes.

A primeira cidade a receber a caravana foi Porto Velho, em Rondônia, em 30 de agosto, e a última localidade a sediar a oficina foi Macapá, no Amapá, em 6 de dezembro. Para divulgar as caravanas, diversos atletas e ex-atletas percorreram as cidades, convidando as instituições a inscreverem seus projetos. Participaram deste roteiro esportistas de vôlei, como Ana Moser, Fofão, Ida, Leila e Jackie Silva, além de Marta Sobral, do basquete, a ginasta Larissa Barata e o velejador Ted Monteiro.

Também em 2011, foram capacitados 260 professores da rede pública segundo os princípios e práticas do esporte educacional nos estados do Amazonas, Bahia e Rio de Janeiro. Atualmente há 2.500 crianças sendo atendidas nos Centros Petrobras de Referência Esportiva, que abrigam o desenvolvimento de atividades esportivas educacionais, integradas ao sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes, bem como de formação e disseminação de metodologias de esporte educacional na rede pública local e regional.

 

Memória do Esporte

No projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, realizado em parceria com a ESPN, foram selecionados por seleção pública, via Lei Rouanet, nove documentários que homenagearão grandes nomes do esporte nacional. Entre os temas dos filmes estão o velejador Reinald Conrad, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Montreal (1976); Servílio de Oliveira, único medalhista brasileiro do boxe, nos Jogos do México (1968); e José Teles da Conceição, bronze no salto em altura nas Olimpíadas de Helsinque (1952).

 

Fonte:
Petrobras



21/12/2011 17:08


Artigos Relacionados


Esporte faz balanço positivo de intercâmbio com Reino Unido em Olimpíadas Escolares

Ideli faz balanço positivo do primeiro semestre

Balanço social 2000 da Petrobras foi positivo, diz Jucá

Garibaldi faz balanço positivo de seu primeiro dia como presidente

Ana Amélia faz balanço positivo dos trabalhos no primeiro semestre

Abertas inscrições para programa de incentivo ao esporte da Petrobras