Programa Saúde na Família é tema de congresso no Rio de Janeiro
A constatação é resultado dos estudos realizados desde a criação do Programa Saúde da Família (PSF), em 1994
Os investimentos na atenção primária por meio das unidades básicas de Saúde têm sido o principal responsável pela melhora nos indicadores de saúde no Brasil. Esse tema faz parte dos debates do 3º Congresso da Associação de Medicina de Família e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro, que termina nesta sábado (28), em Petrópolis.
A constatação partiu da compilação de estudos realizados ao longo dos últimos anos, a partir da criação do Programa Saúde da Família (PSF), em 1994, que tem o objetivo de garantir o acesso gratuito da população a uma assistência integral, por uma equipe multidisciplinar perto de casa, como estratégia de prevenção de doenças e a manutenção da saúde.
A presidente do Congresso, a médica Andréa Castro, destacou a posição brasileira no cenário mundial no que diz respeito ao atendimento primário na área de saúde. “O Brasil tem o reconhecimento internacional, inclusive pela Organização Mundial da Saúde, devido aos benefícios dessa estratégia (PFS)”, disse.
Alguns indicadores que comprovam que o País tem avançado são: a redução da mortalidade infantil, da mortalidade materna, das mortes por insuficiência cardíaca e a maior detecção precoce de câncer, como os de útero e de mama. “A expansão dessa estratégia tem elevado a qualidade de vida dos brasileiros, sobretudo dos mais pobres, e tem aumentado o nível de satisfação da população”, observou Andréa.
Com base nos estudos, esse tipo de assistência médica gera economia aos cofres públicos, pois contribui para o uso mais racional de medicamentos, previne doenças que podem ocasionar tratamentos ou internações e cirurgias bem mais onerosas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Leia mais:
Principais objetivos do programa Saúde da Família
Ministério habilita novas equipes de Saúde da Família
Mais 50 Núcleos de Saúde da Família são criados em 13 estados
Fonte:
Agência Brasil
27/07/2012 15:45
Artigos Relacionados
Enchentes de janeiro são tema de programa da TV Senado
Mais Médicos é tema de debate na Mostra de Saúde da Família
Governador participa da abertura do 3º Congresso de Educação do Programa Escola da Família
Mão Santa vê equívoco no Programa de Saúde da Família
Quintanilha comemora resultados do Programa Saúde da Família
Programa Saúde da Família é bem avaliado por 80,7% dos brasileiros, segundo Ipea