Proibição de remédios para emagrecer entra na pauta da Anvisa



Durante reunião, diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vão discutir na próxima quarta-feira (31) a proposta de proibição do uso de emagrecedores no País. No encontro, será avaliado o parecer técnico sobre o assunto.

Nos últimos meses, a Anvisa tem mantido um a posição favorável à retirada dos emagrecedores à base de sibutramina e anfetamina (anfepramona, femproporex e mazindol) do mercado. A agência argumenta que benefícios proporcionados pelas substâncias não compensam os riscos à saúde do paciente, como por exemplo, problemas cardíacos e também alterações do sistema nervoso central.

As entidades que representam a classe médica são contrários à proibição do uso dos remédios. Em nota divulgada no mês passado, o Conselho Federal de Medicina (CFM) defendeu que a proibição dos inibidores de apetite reduz as possibilidades de tratamento de pacientes obesos. A categoria defende que a Anvisa torne mais rigorosa a prescrição e a venda desse tipo de medicamento, mas não baní-los do mercado. Caso a agência reguladora decida banir os emagrecedores, o CFM ameaça recorrer à Justiça para manter os remédios no mercado.


Fonte:
Agência Brasil



29/08/2011 20:41


Artigos Relacionados


Anvisa adia decisão sobre proibição de remédios para emagrecer

PROJETO SOBRE NOME GENÉRICO DE REMÉDIOS ENTRA EM PAUTA NA PRÓXIMA SEMANA

Anvisa limita uso de sibutramina em dietas para emagrecer

MPF entra com ação para obrigar laboratórios a vender remédios com preços diferenciados ao Poder Público

CAE mantém proibição de venda de remédios em supermercados

Anvisa diz que não há prazo para decidir sobre proibição de venda de emagrecedores