Proibição de transgênicos permite avanço de produtos no mercado diferenciado
O líder da bancada do PT, Elvino Bohn Gass, rechaça a tese de que o impasse em torno do plantio e comercialização de produtos transgênicos favorece os produtores americanos. Na opinião do petista, quem sai ganhando com esta situação são os agricultores brasileiros, que poderão avançar sobre o mercado diferenciado de grãos, representado pela Europa e Japão.
Bohn Gass argumenta que, ao contrário do que alardeiam os membros da delegação de deputados que viajou aos Estados Unidos a convite da Associação Brasileira dos Produtores de Semente, o impasse prejudica diretamente aquele País, que fica impedido de exercer o controle sobre as sementes e de expandir o mercado de agrotóxicos, especialmente o Roundup, herbicida que tem sustentado o crescimento das receitas da Monsanto.
O parlamentar considera equivocado atribuir a produtividade de grãos americana à adoção da biotecnologia. “Este fato está diretamente relacionado aos pesados subsídios concedidos diretamente aos produtores”, frisa. Ele lembra que o Brasil é um dos principais concorrentes dos Estados Unidos no mercado internacional de soja, sem nenhum subsídio, ao contrário, tendo que enfrentar custos maiores dos insumos importados e altas taxas de juros.
O petista adianta que irá solicitar aos deputados que visitaram o Meio Oeste americano informações sobre o milho transgênico star link. Segundo o parlamentar, este produto, que causa alergia e que estava somente autorizado para o consumo animal, contaminou a população e as plantações de 17 estados americanos. Em função do episódio, as maiores empresas do ramo de alimentação recolherem voluntariamente os alimentos que continham o star link das prateleiras. “Esperamos que os defensores da liberação dos produtos transgênicos não tenham fechado os olhos a este escândalo. O mínimo que se pode esperar é que tenham apurado o episódio para que isto não venha a acontecer também em nosso País”, conclui.
Nesta quarta-feira, o deputado promoverá debate com o Ministério Público sobre aspectos jurídicos da liberação de organismos geneticamente modificados.
08/07/2001
Artigos Relacionados
CAS EXAMINARÁ PROIBIÇÃO DE TRANSGÊNICOS
CAS EXAMINARÁ PROIBIÇÃO DE TRANSGÊNICOS
MP permite contratação de obras em presídios por regime diferenciado
Aprovado projeto que permite preço diferenciado para compras à vista e no cartão
CE e CAS debaterão produtos transgênicos
CAS ANALISA ROTULAGEM DOS PRODUTOS TRANSGÊNICOS