Projeto agiliza leilão de carros apreendidos



O leilão de carros apreendidos e não reclamados por seus donos poderá ganhar agilidade. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 149/2009, da ex-senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), estabelece prazo para a reclamação do veículo, por parte do proprietário, e elenca a destinação prioritária do valor arrecadado com o leilão. A matéria está pronta para ser votada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa, e tem parecer favorável do relator, senador Vicentinho Alves (SDD-TO).

Na justificativa do projeto, a autora lembra que em muitos casos o valor arrecadado no leilão é insuficiente para o pagamento de todas as dívidas pendentes sobre o veículo. Ela argumenta que a lei que trata do assunto (Código de Trânsito Brasileiro – Lei 9.503/1997) não estabelece uma ordem de prioridade para essas dívidas, lacuna que foi preenchida pela Resolução do Conselho Nacional de Trânsito 178/2005, hoje revogada pela resolução 331/2009, que mantém a prioridade para os tributos. Na visão da então senadora, porém, a precedência dada pela resolução aos tributos sobre os demais débitos retirou dos órgãos responsáveis pelo leilão o incentivo para realizá-lo, uma vez que poderão não ser ressarcidos pelas despesas decorrentes.

Com o objetivo de incentivar os órgãos responsáveis a realizar o leilão, o projeto estabelece que as despesas decorrentes da remoção, estada e leilão do veículo terão precedência sobre as demais. Caso o valor arrecadado seja insuficiente para o pagamento dos demais débitos, estes serão desvinculados do prontuário do veículo, que será entregue ao arrematante livre de qualquer ônus. Pelo projeto, a ordem de destinação do valor arrecado ficaria assim: despesas com o carro, tributos, multas e demais despesas. Se depois de todas as despesas pagas ainda restar alguma valor, o ex-proprietário terá o direito de receber.

Prazos

Para tornar o leilão ainda mais rápido, o relator apresentou uma emenda, prevendo o prazo de 30 dias para que os veículos recolhidos a depósito sejam reclamados por seus proprietários. A previsão atual é de 90 dias. A mesma emenda estabelece o prazo de 90 dias para a realização do leilão, sob pena de improbidade administrativa, assegurada a prévia comunicação ao proprietário. A atual legislação não determina prazo para o leilão. O projeto tramita em conjunto com os PLS 136/2010 e 638/2011, que receberam parecer contrário do relator.



14/01/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovadas mudanças em leilão de veículos apreendidos

Rio Grande do Sul arrecada R$ 843 mil em leilão de bens apreendidos de traficantes

SP realiza primeiro leilão de veículos apreendidos de traficantes

Ministério realiza 1º leilão on line de bens apreendidos de traficantes

Leilão de bens apreendidos do tráfico de drogas acontece nesta quarta

Aprovada nova regra para leilão de veículos e animais apreendidos