Projeto aprovado prevê exame criminológico para preso conseguir benefícios



Também como parte integrante do pacote antiviolência, a CCJ aprovou na reunião desta quarta-feira, em decisão terminativa, projeto (PLS 75/07) do senador Gerson Camata (PMDB-ES) que prevê o exame criminológico para progressão de regime, livramento condicional, indulto e comutação de pena quando se tratar de preso condenado por crime praticado com violência ou grave ameaça à pessoa.

O projeto restabelece o exame criminológico, que foi substituído em 2003 por uma certidão de bom comportamento. Para o relator da matéria, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), com o restabelecimento do exame criminológico, "o Brasil volta a se inserir dentro das normas criminais internacionais".

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) apresentou emenda ao projeto, acolhida pelo relator, determinando que o exame criminológico será dispensado caso não seja realizado no prazo de 60 dias, após surgida a possibilidade de livramento condicional, progressão de regime ou comutação de pena.

- Não há dúvida de que o exame criminológico é uma medida necessária para a libertação dos presos envolvidos em crimes graves. Porém, com as dificuldades existentes nas varas de execução penal e nas chamadas comissões técnicas de classificação, os exames estavam sendo realizados com muito tempo de atraso em relação à possibilidade de progressão ou livramento - observou Mercadante, na defesa de sua emenda.

25/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado projeto que prevê exame de saúde em estudantes

Demóstenes pede apoio dos líderes para votação do projeto sobre exame criminológico

Projeto restabelece exame criminológico como critério de progressão de pena

Exame criminológico será necessário para progressão da pena

Demóstenes defende exame criminológico obrigatório para liberação de presos

Exigência de exame criminológico para progressão de pena será votada na CCJ