Projeto de Freitas Neto autoriza criação de escola técnica no Piauí



O Poder Executivo poderá criar a Escola Técnica Federal de Piripiri, no Piauí, caso o Senado aprove projeto nesse sentido de autoria do senador Freitas Neto (PSDB-PI). O parlamentar argumenta, na justificação de sua proposta, que o estado conta atualmente com apenas um estabelecimento federal de ensino técnico, sediado em Teresina, o qual tem uma unidade descentralizada na cidade de Floriano. Ele observa que a maior parte dos estados conta com mais de uma unidade de ensino técnico, o que, por si só, justificaria a criação de novas escolas técnicas federais no Piauí.

A escola, de acordo com o projeto, manterá cursos de nível médio e profissionalizante, destinados à formação no setor agro-industrial.

Segundo Freitas Netos, Piripiri oferece as condições ideais para a instalação de uma escola técnica federal, a qual servirá para estimular o desenvolvimento da região, que tem condições excepcionais para isso. O município, observa, fica entre dois dos principais pólos econômicos do Piauí, que são Teresina e Parnaíba. Assim, a criação da escola beneficiaria todo o centro-norte do estado.

O senador argumenta ainda que o ensino profissionalizante tornou-se indispensável ao preparo dos jovens para ingresso no mercado de trabalho, além de ser necessário ao aproveitamento de condições locais e regionais para o desenvolvimento econômico.

O projeto, que será deliberado em decisão terminativa na Comissão de Educação (CE), estabelece que a instalação da escola ficará subordinada a prévia consignação no orçamento da União, por iniciativa exclusiva do presidente da República.



09/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


FREITAS NETO APELA A MINISTRO POR ESCOLA FEDERAL DO PIAUÍ

Freitas Neto defende urgente criação de varas trabalhistas no Piauí

Projeto autoriza a criação da Escola Técnica Federal Industrial de Laranjal do Jarí, no Amapá

CE autoriza criação de escola técnica na cidade goiana de Valparaíso

Freitas Neto propõe zona franca no Piauí

FREITAS NETO QUER PRESSA PARA LUZ NO SUL DO PIAUÍ