PROJETO BENEFICIA RECÉM-FORMADOS



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania vota na próxima reunião, ainda sem data marcada, projeto do senador Luiz Otávio (sem partido-PA) que cria o Programa de Financiamento a Profissionais Liberais (Fiprol). A iniciativa tem por objetivo abrir linhas de crédito para a compra de móveis, utensílios, máquinas e equipamentos aos alunos recém-formados pelas universidades das regiões Norte e Nordeste, necessários ao exercício da profissão.
O relator da matéria, senador Álvaro Dias (PSDB-PR) considera o projeto oportuno mas sugere que o mesmo seja estendido aos recém-formados pelas universidades da região Centro-Oeste. O Fiprol será administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e vai beneficiar os profissionais formados pelas universidades públicas e privadas.
Para Luiz Otávio, a iniciativa abrirá novas oportunidades de trabalho aos profissionais de nível superior, minimizar a situação de desemprego, proporcionar a ampliação da oferta de prestação de serviços nas áreas técnicas, administrativa e científica, além de colocar um freio na migração de profissionais formados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
- O programa vai permitir que os profissionais instalem consultórios, laboratórios e escritórios e adquiram equipamentos indispensáveis ao bom exercício da profissão - observou o senador, para quem a medida irá atingir principalmente os recém-formados que não possuem capital de giro.

01/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ REJEITA PROJETO QUE BENEFICIAVA RECÉM-FORMADOS

Mulheres são mais da metade dos médicos recém-formados no Brasil

CCJ EXAMINA PROGRAMA DE FINANCIAMENTO A PROFISSIONAIS LIBERAIS RECÉM FORMADOS

CE debate na quarta-feira 'exercício social' da medicina por recém-formados

Acadêmicos e recém-formados podem se inscrever no prêmio If Concept Award até 13 de outubro

Comissão aprova ‘exercício social’ da profissão para médicos recém-formados