Projeto cria incentivo financeiro para alfabetização de adultos



Está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) projeto de lei do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que institui o "Qüinqüênio da Alfabetização", destinado a acabar com o analfabetismo no Brasil em cinco anos. O objetivo da proposta deverá ser alcançado mediante o programa Incentivo-Alfa, direcionado aos brasileiros não alfabetizados com idade acima de 15 anos e que terão direito a um incentivo financeiro de, no mínimo, R$ 350, se concluírem com sucesso o curso de alfabetização.

De acordo com o projeto (PLS 117/06), o pagamento será efetuado somente ao concluinte de curso de alfabetização que demonstrar capacidade de ler e escrever, mediante carta escrita em sala de aula, de curso oficializado pelo MEC. Para habilitar-se ao recebimento do incentivo, o candidato deverá ter cumprido, pelo menos, três meses de curso com freqüência superior a 85% das aulas, em curso que deverá ser iniciado após a sanção da lei resultante desse projeto e concluído antes do término do Qüinqüênio da Alfabetização.

O projeto também autoriza a União a criar a Secretaria para a Erradicação do Analfabetismo para coordenar as ações a serem executadas nos cinco anos do programa e assegurar aos analfabetos o acesso ao curso e a habilitação que permitirão o recebimento do incentivo. A proposta institui ainda o Museu da Erradicação do Analfabetismo com o objetivo de abrigar a documentação relativa aos esforços nacionais pela eliminação do analfabetismo e as cartas escritas pelos alunos do programa Incentivo-Alfa.

Na justificação do projeto, o senador lembra que durante sua gestão como governador do Distrito Federal (1995-1998) foi adotado o "Bolsa-Alfa", programa semelhante ao que está propondo no projeto de lei. De acordo com Cristovam Buarque, os resultados dessa ação do GDF foram muito positivos e justificam os incentivos.

- O investimento no programa "Incentivo-Alfa" demandará recursos da ordem de setecentos milhões de reais por ano. Esses gastos equivalem a menos da metade do custo da indenização dos perseguidos politicamente, ao mesmo tempo em que beneficia um número muito maior de pessoas - diz o senador.

Depois de ser analisado pela CCJ, o projeto tramitará na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e depois na Comissão de Educação (CE).

06/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Cristovam cria programa para erradicar analfabetismo com incentivo financeiro ao aluno

Cristovam comemora aprovação de projeto que permite participação de universitários na alfabetização de adultos

Projeto de Cristovam sobre alfabetização de adultos pode ser votado na terça-feira pela CE

Alfabetização de adultos é tema do Programa Cidadania para Todos

Alckmin assina convênio para alfabetização de 10 mil jovens e adultos

Alckmin assina convênio para alfabetização de 10 mil jovens e adultos