Cristovam comemora aprovação de projeto que permite participação de universitários na alfabetização de adultos



Ao considerar como "muito positivo" o conjunto de trabalhos desenvolvidos na semana pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) comemorou em Plenário, nesta quinta-feira (7), a aprovação pelo colegiado do projeto (PLS 3/08) de sua autoria que permite a utilização de universitários na alfabetização de adultos.

- Eu estou dando ao universitário uma chance de ser um libertador, de ser um lutador pelos direitos humanos, de ter aquilo que hoje está faltando à juventude brasileira: uma mística, uma bandeira, uma luta pelo país - disse o senador, manifestado sua expectativa de que a proposta seja também aprovada na Câmara dos Deputados.

Comentando audiência pública ocorrida na quarta-feira (6) na CDH para avaliar a situação do analfabetismo no Brasil, Cristovam celebrou também a aceitação unânime pelos debatedores da idéia de que o analfabetismo implicaria em privação de direitos humanos.

- Nós passamos tempo lutando contra a tortura, porque a tortura fere o direito humano. E no mundo de hoje, em que tudo é regido por símbolos - para você saber onde está e para onde ir - não saber ler não é uma tortura? O analfabeto está sendo torturado permanentemente. É uma tortura diferente de queimar pessoas com cigarro, de dar choques elétricos, é diferente do chamado pau-de-arara, aquele velho instrumento maldito, mas é sim uma tortura - comparou.

Cristovam considerou também inadmissível a coexistência no Brasil de um contingente de 14 milhões de analfabetos ao lado de um total de 4,5 milhões de universitários. Segundo ele, apenas com a participação de 100 mil jovens universitários por ano nos programas de erradicação do analfabetismo o problema poderá ser eliminado do país em poucos anos.



07/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Cristovam sobre alfabetização de adultos pode ser votado na terça-feira pela CE

Universitários deverão atuar na alfabetização de adultos

Cristovam quer mais salas para alfabetização de jovens e adultos

Projeto cria incentivo financeiro para alfabetização de adultos

Expedito comemora aprovação do projeto que permite venda e transmissão da licença de taxista

Paim comemora aprovação pela Câmara de projeto que permite doação de mercadoria apreendida