Projeto cria obrigatoriedade de poltronas especiais para obesos



Com a finalidade de proporcionar mais conforto às pessoas com obesidade mórbida, a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) analisará proposta da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) que visa obrigar as empresas operadoras de transporte rodoviário, aéreo e ferroviário a reservar assentos especiais a pessoas com obesidade mórbida, de modo a livrá-las do constrangimento de ocupar poltronas nitidamente inadequadas à sua condição física.

O PLS 578/09 faculta a essas empresas o acréscimo de 25% sobre o valor da tarifa ou do bilhete de passagem regular, quando as pessoas obesas não puderem se acomodar em uma única poltrona, necessitando de dois assentos contíguos para seu conforto. A exigência se aplica, também, às concessionárias de transporte coletivo em cidades.

A proposta concede, aos obesos, o mesmo tratamento prioritário que já vigora em relação aos idosos, pessoas portadoras de deficiência, gestantes ou pessoas acompanhadas por crianças de colo.

Em sua justificação, Serys explica que a obesidade mórbida já representa um problema de saúde pública nos dias atuais, impondo penosas limitações a essas pessoas. Todos percebem que a inadequação dos assentos nos veículos de transporte às características das pessoas obesas enseja situações de sofrimento e constrangimento que caracterizam inaceitável discriminação, argumenta.

Se aprovada na CI, a matéria tramitará na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, em regime de decisão terminativa.



14/01/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada obrigatoriedade de assentos especiais para obesos em locais públicos

Assentos especiais para obesos em espetáculos e transportes passam na primeira comissão

Obesos e deficientes poderão ter cadeiras especiais em cinemas, estádios e escolas

Cristovam quer votar ainda este ano projeto que cria obrigatoriedade da produção local na televisão

CAS DISCUTE PROJETO QUE GARANTE TRATAMENTO PARA OBESOS

CAS DISCUTE PROJETO QUE GARANTE TRATAMENTO PARA OBESOS