Projeto dá apoio à Central de Transplantes e incentiva a doação de órgãos
De acordo com o parlamentar, a proposta está alicerçada em três pilares básicos: a destinação de recursos do Orçamento para a Central de Transplantes do Estado (Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos), a indicação dos coordenadores intra-hospitalares em todas as instituições hospitalares aptas para o procedimento (atualmente 15 hospitais no Estado) e estudos para a implantação no currículo de ensino público estadual de disciplina que aborde o tema doação de órgãos.
Sobre a rubrica própria no Orçamento, Schneider explica que o objetivo é aprimorar a infra-estrutura da Central, a manutenção dos coordenadores intra-hospitalares, o desenvolvimento de campanhas educativas e para o custeio nas remoções.
Em relação à indicação dos coordenadores, o deputado salienta que é de suma importância para a ampliação da eficácia do processo, pois estes profissionais desenvolverão atividades relacionadas à identificação de potenciais doadores, atuando junto às famílias, notificando a Central sobre a morte encefálica do paciente o que possibilitará que os órgãos sejam retirados em tempo hábil.
O terceiro aspecto levantado no projeto tem o propósito de levar informação e esclarecimento, preparando os jovens desde cedo para a prevenção de doenças relacionadas à necessidade de transplante e a conscientização sobre a importância da doação de órgãos. "O objetivo é que a idéia fortaleça uma ampla discussão, tanto na escola como no ambiente familiar abrindo caminhos para que muitas vidas sejam salvas. Desta forma, estamos germinando uma semente para o futuro", avaliou Schneider.
12/11/2001
Artigos Relacionados
Projeto apoiará Central de Transplantes e doação de órgãos
Projeto facilitará a doação de órgãos para transplantes
Senado examina projeto que restabelece doação presumida de órgãos para transplantes
Appio reapresentará projeto que incentiva doação de órgãos
Assembléia incentiva doação de órgãos
Dia Nacional da Doação de Órgãos: conheça a história de Renato Lanzoni, atendido no Hospital de Transplantes