Gerson Camata propõe Dia Nacional do Imigrante Italiano
O projeto de lei que institui o Dia Nacional do Imigrante Italiano, de autoria do senador Gerson Camata (PMDB-ES), foi enviado à Câmara dos Deputados no mês passado, após ser aprovado pelo Senado. A proposta define a data de 17 de fevereiro para a comemoração, pois segundo informa o senador, a primeira expedição em massa de italianos ao Brasil teria chegado ao país em 17 de fevereiro de 1874, com o objetivo de trabalhar em uma fazenda localizada no estado do Espírito Santo.
Esse projeto de lei tramitou no Senado sob a forma do PLS 332/07, tendo sido aprovado em outubro, em decisão terminativa, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O relator da matéria foi o senador Neuto de Conto (PMDB-SC). Já na Câmara dos Deputados, a proposta tramita como PL 2.516/07 e será analisada por duas comissões dessa Casa: a de Educação e Cultura (CEC) e a de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Gerson Camata lembra, em sua proposição, que uma das causas da vinda dos imigrantes italianos foi o fim da escravidão, fato que levou os grandes fazendeiros do país a trazer mão-de-obra estrangeira para substituir o trabalho escravo.04/01/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
PROJETO DE GERSON CAMATA INSTITUI O DIA DO IMIGRANTE ITALIANO
Camata lembra Dia do Imigrante Italiano
Projeto de Camata homenageia o imigrante italiano
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PODE CRIAR "DIA NACIONAL DO IMIGRANTE ITALIANO"
GERSON CAMATA PROPÕE ORTOTANÁSIA A DOENTES TERMINAIS
Gerson Camata propõe redução do número de comissões permanentes do Senado