Projeto de Lúcia Vânia pode agilizar financiamentos para o Centro-Oeste
A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) defendeu que a aplicação do dinheiro do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FCO) seja flexibilizada para contemplar o financiamento, a fundo perdido, de projetos de infraestrutura e serviços públicos necessários para o desenvolvimento da região.
Proposta nesse sentido foi apresentada por ela e aguarda parecer do relator na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). Pelo texto do PLS 32/2014 - Complementar, a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) analisaria os projetos que, se aprovados, receberiam o dinheiro.
Segundo a senadora, a administração pública não tem o dinheiro em caixa para obras e ações pontuais e, com a aprovação dessa proposta, os governos teriam condições de tirar, com mais agilidade, essas iniciativas do papel.
Lúcia Vânia lembrou que a economia do Centro-Oeste tem se destacado pelo seu crescimento e geração de emprego acima da média nacional. Para ela, propostas como essa poderiam melhorar ainda mais o desempenho da região.
— Tais recursos são necessários para dar sustentação ao funcionamento das atividades produtivas a todo um projeto de investimento que se espera venha a ter indiscutível prioridade para a região centro-oeste — explicou.
A senadora Lúcia Vânia defendeu ainda a elaboração de um Plano Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste.
Esse documento teria orientações de financiamento da iniciativa privada, com o objetivo de evitar que o dinheiro fique concentrado demais em um estado ou ação ou ainda seja pulverizado, reduzindo o impacto que poderia causar se fosse melhor aplicado.
20/02/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lúcia Vânia registra aprovação do projeto que cria Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste
Lúcia Vânia cobra recursos para desenvolvimento do Centro-Oeste
Serys, Demostenes e Lúcia Vânia reclamam de prejuízos para o Centro-Oeste
Lúcia Vânia teme perdas para o Centro-Oeste com a reforma tributária
Lúcia Vânia recebe sugestões de estados para a gestão de fundo de desenvolvimento do Centro-Oeste
Lúcia Vânia coordenará Comissão de Endividamento do Centro-Oeste