Projeto de Mão Santa institui jornada dupla de trabalho para médico do Poder Judiciário da União



Tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) projeto de lei do senador Mão Santa (PMDB-PI) que institui a jornada dupla de trabalho para o médico integrante da carreira de analista do Poder Judiciário da União. A proposta é relatada pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).

O projeto (PLS 264/08) determina que a jornada de trabalho dos servidores ocupantes de cargos efetivos integrantes da categoria funcional de médico dos órgãos do Poder Judiciário da União é de quatro horas diárias, podendo ser exercida em jornada dupla.

Na justificação da proposta, Mão Santa diz que a Lei nº 9.436/97, que estabelece a jornada de trabalho do médico servidor público em quatro horas e prevê a possibilidade de o médico optar por trabalhar oito horas, não se aplica aos médicos vinculados ao Poder Judiciário. Segundo o senador, a lei trata exclusivamente dos médicos do Poder Executivo.

Ao defender direitos iguais para os médicos, o senador lembra o princípio constitucional da isonomia. E destaca ser preciso considerar que, "além da formação acadêmica idêntica e qualificação profissional com o indispensável registro no órgão de classe (CRM [Conselho Regional de Medicina]), as atividades dos profissionais da saúde obedecem a padrão ético e científico único em todos os Poderes da República".

Mão Santa observa ainda que o projeto foi uma iniciativa da presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sensível à crescente demanda de atendimentos médicos internos e empenhada em dar cobertura mais ampla no atendimento de emergência ou eventual aos 33 magistrados.

Para Mão Santa, a instituição de jornada dupla de trabalho para os médicos do Judiciário da União irá propiciar a manutenção dos profissionais efetivos que já compõem a equipe de saúde e se submetem a qualificação para executar ações especificas que ocorrem nas dependências dos órgãos desse Poder.



03/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


SP institui jornada de trabalho de dois terços em sala de aula para professores

Congresso aprova projetos que viabilizam aumentos salariais para funcionários do Poder Judiciário, do Ministério Público da União e do TCU

Para Vieira, baixo salário incentiva dupla jornada

Para Vieira, baixo salário incentiva dupla jornada

Reforma do Judiciário deve preservar poder normativo da Justiça do Trabalho

CE votará projeto que institui Ato Médico na próxima semana