Projeto de Papaléo estende para 365 dias prazo de isenção de IR para compra de novo imóvel



Está na pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) projeto (PLS 21/09) do senador Papaléo Paes (PSDB-AP) que amplia de seis meses para um ano o prazo que o cidadão pode ficar isento do pagamento de imposto de renda sobre o ganho obtido com a venda de imóvel residencial. O prazo atual - de 180 dias - já é concedido por lei, desde que a venda anterior esteja condicionada à aquisição de outro imóvel residencial.

Para Papaléo, a legislação atual já avançou em relação à regra anterior, que apenas permitia a isenção de IR quando a operação envolvia a permuta do imóvel. Hoje, o proprietário pode ficar isento - por seis meses - quando vende um imóvel e apenas depois compra outro. Agora, recomenda o senador, a lei precisa sofrer ajustes, com a ampliação do período concedido para essa isenção.

- Ocorre que o prazo fixado para que o contribuinte goze de isenção é de apenas seis meses entre a alienação de um e a compra de outro imóvel. Na maior parte dos casos, o prazo é razoável. Entretanto, em muitos outros casos, esse prazo não se ajusta à realidade - argumentou o senador. Ele citou, para reforçar sua opinião, a complexidade que envolve os negócios imobiliários, em especial, o alto valor monetário que costuma valer o bem, o que acaba por tornar sua negociação mais lenta.

O relator do texto na CCJ é o senador Almeida Lima (PMDB-SE) que já emitiu voto favorável à aprovação da matéria, lembrando que a perda da arrecadação fiscal será mínima já que não há concessão de nova isenção, mas apenas facilitação do benefício já existente.

Como trata de questão tributária, a matéria ainda será examinada, em decisão terminativa, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).



30/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que amplia prazo de isenção do IR para compra de novo imóvel residencial está na pauta da CAE

Isenção de IR para compra de novo imóvel poderá ser de um ano, decide CCJ

Dilma estende prazo para proprietário de imóvel rural averbar reserva legal

Projetos de Arns estende a todas as pessoas com deficiência isenção do IPI para compra de automóveis

Venda de um imóvel para compra de outro pode ficar isenta por 365 dias

Projeto prevê uso do FGTS na compra de imóvel para filho