Projeto de Paulo Paim isenta caderneta de poupança de pagamento da CPMF



O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou projeto que isenta da cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) as movimentações de caderneta de poupança, hoje taxadas em 0,38%. Atualmente, alguns bancos consideram isenta a aplicação mantida por mais de três meses, mas cobram o imposto se o dinheiro for retirado antes disso.

O objetivo do senador é o de incentivar as aplicações em cadernetas, investimento que gera recursos para financiar a os programas habitacionais do país. Paulo Paim sustenta que o elevado déficit habitacional, que chega a 5,3 milhões de residências, exige grandes quantidades de dinheiro, e os depósitos de poupança vêm crescendo com timidez, comparando-se com outras aplicações.

Isto porque a caderneta rende juro de 0,5% ao mês, mais a Taxa Referencial (TR), que é uma que é uma média dos Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) e, desde o segundo semestre do ano passado, a soma dos rendimentos tem ficado abaixo da inflação. O senador do Rio Grande do Sul observa que, se um aplicador for obrigado a fazer retiradas de sua caderneta ao final de um mês, a CPMF de 0,38% anula quase todo o juro de 0,5%.

- Além disso, é injusto que as aplicações em bolsas de valores sejam isentas de CPMF desde junho do ano passado e a caderneta seja taxada - acrescenta Paulo Paim.

Ele lembra que a poupança é o investimento das pessoas mais pobres, enquanto aplicadores em bolsas geralmente têm recursos a ponto de correr riscos. Conforme o senador, 61% das cadernetas (cerca de 50 milhões de contas) têm saldo de no máximo R$ 100.

Assim, a isenção das cadernetas de CPMF (elas já não pagam imposto de renda) as tornaria mais atrativas, o que, a seu ver, será -de grande importância social-, pois a construção de casas populares aciona toda a economia, reduzindo o desemprego. O projeto de Paulo Paim já está na Comissão de Assuntos Econômicos e tramita em decisão terminativa, ou seja, se aprovado poderá ser enviado diretamente ao exame dos deputados.




25/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado vota projeto que isenta diplomatas do pagamento de CPMF

Caderneta de poupança poderá ser alterada

Fazenda descarta alterações imediatas na Caderneta de Poupança

MP institui novas regras para caderneta de poupança

Mudança na caderneta de poupança protege pequeno poupador, diz presidenta

Alvaro Dias critica mudanças na remuneração da caderneta de poupança