Projeto de Quintanilha criando sistema S para turismo será apresentado ainda neste mês



A intenção do presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), é apresentar até o final deste mês de abril, um projeto de lei criando o Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo (SESTur) e o Serviço Nacional do Turismo (SENAtur), chamado de sistema "S" do turismo. O anúncio foi feito por ele ao final da audiência pública realizada nesta quarta-feira (1º) pela CDR para tratar do tema do turismo. Hoje, o setor tem suas ações geridas pela Confederação Nacional do Comércio.

Além de tratarem da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, os senadores e especialistas da área consideraram que apenas uma plataforma exclusivamente dedicada ao turismo é capaz de alavancar o setor no país. A criação do sistema "S" do turismo seria um dos caminhos para a criação dessa plataforma, avalia Quintanilha.

- A reunião que realizamos hoje me forneceu os elementos técnicos suficientes para justificara apresentação do projeto, pois apenas o Sistema "S" permitirá a capacitação dos agentes de turismo que o Brasil precisa - disse o senador.

O senador Valter Pereira (PMDB-MS) apoiou a formação do Sistema 'S" para o turismo, citando o fato de a atividade ser, atualmente, uma das maiores indústrias mundiais. Segundo prevê, as novas entidades vão dar "voz" aos anseios do setor.

Também o senador Jefferson Praia (PDT-AM) apoiou a iniciativa, pois ela demonstra, em sua visão, que os empresários do turismo não estão esperando as ações do governo para o setor. Ele aproveitou para criticar que o governo tenha reduzido os recursos orientados para o setor no orçamento deste ano.

- O turismo em nosso país é atrasado porque nunca foi tratado como prioritário. O Brasil tem potencial turístico, mas nunca saiu desse potencial - disse ele.

Ainda os senadores César Borges (PR-BA) e Roberto Cavalcanti (PRB-PB) protestaram contra a forma como a atividade é tratada no país. César Borges observou que o Brasil não consegue fazer, nesse campo, ações que já são empreendidas por outros países em desenvolvimento, como é o caso do México, da República Dominicana e da Argentina.

- Lamentavelmente nosso país ainda está muito aquém do que pode explorar e nenhum dos governos anteriores teve visão distinta disso - afirmou o senador, lembrando que o turismo, ao contrário do que muitos acreditam, é uma atividade que preserva o meio ambiente, pois ninguém "mata a galinha dos ovos de ouro".

Roberto Cavalcanti, por sua vez, comparou o turismo no Brasil a uma corrida de obstáculos, informando as diversas dificuldades que os empreendedores têm que enfrentar para atuar ou para abrir um novo negócio na área. Ele citou especificamente, como empecilhos, as necessidades de obtenção de licenças ambientais e o monopólio das licenças das companhias aéreas.

Nova audiência

Ao final da reunião desta quarta-feira (1º), foi aprovado um requerimento do senador Leomar Quintanilha para realização de uma nova audiência pública da CDR, com representantes dos municípios, na qual serão discutidas ações em âmbito municipal para desenvolver o setor. Além dos que participaram da reunião deste dia, serão convidados o ministro do Turismo, Luiz Barretto, o especialista Paulo Gaudenzi e os presidentes das associações e confederações nacionais dos municípios.



01/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Quintanilha pede apoio para projeto que cria Sistema Social do Turismo

Projeto Talentos do Brasil Rural será apresentado no Salão do Turismo 2010

Executivo enviará ainda este mês projeto criando a Comissão da Verdade

Aprovado projeto criando o Sistema de Certificação de Qualidade de Produtos

Sistema de Telemedicina será apresentado durante as Olimpíadas de 2016

Começa audiência conjunta que vai discutir projeto que cria sistema S para turismo