Projeto de Raupp inclui carne suína na política de preços mínimos do governo



Os senadores vão votar, na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), projeto que inclui a carne suína na pauta de produtos amparados pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). Pelo projeto (PLS 348/07), de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), deverão ser beneficiários os pequenos e médios produtores rurais e cooperativas. Depois de ser examinado pela CRA, o projeto será votado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em decisão terminativa.

O projeto, relatado na CRA pelo senador Osmar Dias (PDT-PR), estabelece que a PGPM compreende o apoio à comercialização da carne suína nos termos do Decreto-Lei 79/66 e da Lei 8.427/92. O Decreto-Lei 79/66 institui normas para a fixação de preços mínimos e execução das operações de financiamento e aquisição de produtos agropecuários, enquanto a Lei 8.427/92 dispõe sobre a concessão de subvenção econômica nas operações de crédito rural.

Na justificação do projeto, Valdir Raupp disse que o embargo econômico estabelecido pela Rússia em 2005 aprofundou a crise que já atingia a suinocultura catarinense, agravando, sobretudo, a situação dos produtores não integrados. Atualmente, são empregados mais de dez mil trabalhadores apenas na suinocultura em Santa Catarina, informou o senador.

No ano passado, os prejuízos acumulados, decorrentes da elevação do custo da ração, chegaram a R$ 50 por animal terminado. As exportações de carne suína feitas por Santa Catarina, em 2006, representaram apenas 40% das que foram realizadas em 2005. Segundo Raupp, o setor "dá evidentes sinais de que precisa de uma política direcionada ao seu fortalecimento".

A aprovação do projeto, segundo o senador, trará benefícios para o suinocultor e também para a sociedade, uma vez que permitirá o estímulo ao consumo de carne suína em outras regiões do país. Raupp disse que essa carne apresenta teor de gordura saturada menor do que a carne bovina e é também, sob esse aspecto, mais saudável do que a carne de frango com pele.

A garantia do preço mínimo é necessária ao suinocultor e às cooperativas - argumentou o senador - para permitir o pagamento da diferença entre aquele e o preço de mercado. Esse instrumento também poderá complementar o abastecimento do produto em regiões deficitárias, a partir dos estoques privados das regiões produtoras, desonerando o Estado dos custos da manutenção de estoques, observou Raupp.



01/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carne suína deve ter amparo da política de garantia de preços mínimos

Raupp pede que café de Rondônia tenha preços mínimos garantidos pelo governo

Política de Garantia de Preços Mínimos terá orçamento de R$ 183 mi em junho

Política de preços mínimos para produtos da sociobiodiversidade será ampliada

Conab compra arroz e feijão pela Política de Garantia de Preços Mínimos

Jorge Yanai quer incluir produtos da avicultura na Política de Garantia de Preços Mínimos