Projeto do Ministério das Cidades que apoia uso de bicicletas concorre a prêmio internacional



O Projeto "Bicicleta Brasil: avanços e desafios", do Programa Bicicleta Brasil, da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, está concorrendo ao prêmio "Cidades Ativas, Cidades Saudáveis". O concurso é uma iniciativa da rede Embarq que visa dar reconhecimento a projetos e programas de cidades da América Latina e Caribe que tenham contribuído para melhorar a qualidade de vida e a saúde de seus cidadãos.

O projeto brasileiro busca elaborar, de forma participativa, um plano de ação que deve ser implementado nos próximos anos. O plano contém série de medidas de incentivo e apoio ao uso da bicicleta como meio de transporte.

O plano será elaborado em quatro etapas: conferência virtual; oficinas; consolidação; e lançamento e divulgação. Em 2010, os interessados encaminharam suas propostas de ação para serem incluídas no programa.

O próximo passo, antes da edição e divulgação final, é estabelecer detalhes técnicos e operacionais da primeira versão executiva do plano. Esse conteúdo será levado ao referendo do Comitê Técnico de Trânsito, Transporte e Mobilidade, instância consultiva do Conselho Nacional das Cidades.

O projeto "Bicicleta Brasil: avanços e desafios" foi apresentado no Congresso Internacional Velo-City Global 2010 e, até o momento, participaram diretamente cerca de 120 pessoas das mais diversas partes do País.


Fonte:
Ministério das Cidades

 

07/06/2011 17:37


Artigos Relacionados


Brasil concorre a prêmio internacional de Gestão de Florestas

Projeto do Detran concorre ao prêmio e-Gov 2012

Projeto de inclusão digital no campo concorre a prêmio nacional

Ministério da Cultura é destaque em prêmio internacional de arte eletrônica

CDH apoia uso de bicicletas por servidores do Senado

CPTM concorre ao Prêmio Mario Covas